MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Comunicação - Assuntos da UE

24/02/2021 08:01

Quando era pequenita, achava que a minha mãe era uma super-heroína. Ela estava em todo o lado: no trabalho, à porta da escola, no pátio quando eu caia, a aconchegar-me na cama. E eu pensava: "Como é que ela consegue estar em todo o lado?". Ela foi mãe-solteira, mas prefiro dizer mãe-guerreira. E há tantas mais por aí. Mulheres que vestem a capa de super-heroínas e as calças que o parceiro deixou para trás quando decidiu ir embora.

No próximo mês, assinala-se o Dia Internacional da Mulher, um momento para reflectir sobre os progressos alcançados e as formas de promover ainda mais a igualdade de género, a fim de maximizar o potencial do talento feminino. E finalmente vai sendo mais habitual ver-se incríveis notícias de mulheres a dar cartas em palcos internacionais e lugares de destaque que antes eram ocupados exclusivamente por homens. Recentemente, Ngozi Okonjo-Iweala tornou-se a primeira mulher africana a liderar a Organização Mundial do Comércio. A Estónia também fez história há um mês ao tornar-se o único país do mundo a eleger duas mulheres (primeira-ministra e presidente) para liderar a nação.

Nos lados da Finlândia, Sanna Marin é a primeira-ministra, mas não foi só isso que chamou a atenção mundial: ela estava num governo de coligação composto por cinco partidos, todos liderados por mulheres.

Em Abril de 2020, a Forbes publicou um artigo onde analisava os países com a melhor resposta à pandemia. Da Nova Zelândia, Islândia a Taiwan, passando pela Alemanha e a Noruega. Sabe qual é o elo comum entre eles? Todos liderados por mulheres.

A pandemia representou um grande desafio para a União Europeia que em 2019 viu Ursula Von der Leyen assumir as rédias da Comissão Europeia como a primeira mulher à frente do bloco. E com ela trouxe o Colégio de Comissários mais equilibrado em termos de género de sempre. Do outro lado do oceano, nos Estados Unidos, também escreveu-se História com a vitória de Kamala Harris, primeira mulher a ser eleita vice-presidente daquele país, após quatro anos turbulentos.

Falo-vos das mulheres na política, mas podia-vos falar de Ciência, Literatura, Matemática e outras áreas onde muitas meninas e mulheres continuam a mostrar que, como diz a música de James Brown, "this is a man's world but it wouldn't mean nothing without a woman or a girl." (tradução: Este é um mundo de homens, mas não significaria nada sem uma mulher ou uma menina.)

É certo que o caminho para a igualdade de género ainda é longo. A violência contra o sexo feminino é uma outra pandemia que temos de combater activamente. O gap salarial também. As mulheres na União Europeia ganhavam em média 14,1% menos por hora do que os homens em 2018. Em Portugal, segundo dados revelados em Novembro de 2020 pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as mulheres portuguesas ganham menos 14.4% do que os homens. As razões para o fosso salarial entre géneros vão para além da simples questão da discriminação. São uma consequência de várias desigualdades que as mulheres enfrentam no acesso ao trabalho, progressão e recompensas.

Apesar das mulheres continuarem altamente subrepresentadas nos governos de todo o mundo, estes exemplos de sucesso, e tantos outros, são raios de esperança que têm um efeito dominó, mostrando a meninas e jovens raparigas que, se outras conseguiram, elas também conseguem - seja em que área for. Porque uma coisa é certa: não há nada que uma mulher não consiga fazer se lhe forem dadas as oportunidades e as ferramentas certas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas