MADEIRA Meteorologia

Serviço Regional de Proteção Civil registou 28 ocorrências

Data de publicação
17 Março 2025
20:28

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros da Madeira informou hoje que o mau tempo que se faz sentir na região provocou 28 ocorrências, nas quais estiveram envolvidos 66 operacionais e 31 meios técnicos.

Num balanço à atividade entre as 21:00 de domingo e as 19:00 de hoje, esta autoridade adianta que foram registadas 12 quedas de árvores, um desabamento de estruturas, seis casos de queda de elementos de construção de edifícios, um dano nas redes elétricas e cinco movimentos em massa, entre outros.

O concelho de Santana foi aquele com maior número de ocorrências (11), seguindo-se o Funchal com sete, os municípios da Ribeira Brava e Calheta registaram três cada, Santa Cruz dois e Porto Santo uma.

A capitania do Porto do Funchal prolongou os avisos de agitação marítima e vento fortes até às 18:00 de quarta-feira com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A autoridade marítima regional indica que o vento vai ser “fresco a muito fresco, por vezes forte no início e diminuindo temporariamente para moderado a fresco, durante a noite, tornando-se de oeste/sudoeste a partir da madrugada, aumentando para fresco a muito fresco a partir da manhã”.

Quanto à agitação marítima refere que, na costa norte, as ondas vão ser de noroeste entre os cinco e os sete metros, diminuindo para 2,5 a 3,5 metros de altura, enquanto na parte sul vão ser de oeste/sudoeste entre os quatro e os cinco metros, sendo entre os três e os quatro metros na parte oeste.

Face a esta situação meteorológica, a capitania reforça as recomendações a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras

A capitania inclui na lista de sugestões o reforço da amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica.

O movimento no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo esteve condicionado, tendo sido cancelados quatro chegadas e alguns voos divergiram para outros aeroportos, mas a situação já está a ser normalizada.

A concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo cancelou as viagens programadas para quarta-feira devido às más condições atmosféricas que colocavam em causa a “segurança dos passageiros e navio”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas