MADEIRA Meteorologia

Movimentos “leiloam” terça-feira freguesias de Lisboa em protesto contra especulação

Data de publicação
22 Janeiro 2024
18:31

Os movimentos Referendo pela Habitação e Vida Justa realizam na terça-feira, pelas 19:30, junto à estação do Rossio, em Lisboa, uma ‘performance’ em protesto contra a especulação imobiliária, em antecipação da manifestação pelo direito à habitação, agendada para sábado.

Segundo os organizadores, o objetivo é alertar para a crise de habitação em Portugal, usando a performance de rua como forma de “sátira sobre os especuladores imobiliários”.

“A performance trata de um leilão, onde se estará a leiloar as freguesias de Lisboa, mostrando de forma satírica como Lisboa e o país são uma oportunidade tão boa para quem especula. A performance vai mostrar exatamente como os leilões acontecem, com a venda a quem dá mais”, explicou à Lusa Rita Silva, do Vida Justa.

Rita Silva destacou que serão ainda apresentados cartazes “que não são do ‘idealista’, mas são do ‘surrealista’, com os preços surreais que aparecem”.

A apresentação, que ocorre a uma hora pós-laboral, pretende ser uma antecipação da manifestação da plataforma Casa Para Viver, que decorre no sábado em 19 cidades do país e reúne o apoio de mais de 100 organizações, associações e coletivos.

Esta manifestação é a terceira marcada pela plataforma, depois de uma primeira em 01 de abril de 2023 e de uma segunda em 30 de setembro.

Agora, no contexto das legislativas agendadas para 10 de março, a plataforma pretende “marcar a campanha eleitoral” e comprometer os candidatos relativamente à habitação, tendo em conta reivindicações que já entregaram aos partidos políticos em junho.

Entre essas propostas constam regular e baixar as rendas e as prestações bancárias, parar os despejos que não têm alternativas de habitação, colocar no mercado imóveis devolutos de grandes proprietários, acabar com os incentivos à especulação imobiliária e aos fundos de investimento imobiliário e terminar com os benefícios para residentes não-habituais.

Em paralelo, defendem um forte investimento em habitação pública e cooperativa.

A manifestação em defesa do direito à habitação agendada para sábado decorrerá em 19 cidades do país: Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro, Faro, Lagos, Portimão, Albufeira, Leiria, Benavente, Coimbra, Viseu, Funchal, Covilhã, Évora, Beja, Sines e Portalegre.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas