MADEIRA Meteorologia

Filas para ‘check-in’ e voos atrasados no aeroporto de Lisboa devido a falha da Microsoft

Data de publicação
19 Julho 2024
14:16

A falha tecnológica global que está a afetar companhias aéreas causou hoje algumas filas nos balcões de ‘check-in’ do aeroporto de Lisboa, mas os viajantes mantêm a esperança de umas férias sem percalços, apesar dos atrasos nos voos.

Ao longo da manhã, o trânsito começou a acumular-se nos acessos ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com os viajantes a seguir os conselhos das companhias aéreas para se deslocarem para a Portela com antecedência, devido à falha global no sistema da Microsoft que está a afetar várias empresas, entre as quais companhias aéreas como a Ryanair e a Vueling.

Num aeroporto habitualmente muito frequentado, o cenário não diferia muito do normal, pelo menos até à zona da segurança, não fossem os avisos de voos atrasados nos ecrãs e algumas filas longas nos balcões do ‘check-in’.

“Estão a dizer que todos os voos estão com atraso, mas não sabemos quanto tempo ainda”, disse Jennifer à Lusa, na fila para o ‘check-in’ da Transavia, a tentar regressar a casa, “se conseguir”, após umas férias em Portugal.

Já na fila para o balcão Vueling, Airton desconhecia que havia um problema informático a nível global que está a afetar as viagens aéreas.

“Tive um problema com o voo, eu estava a fazer o check-in no ‘site’ da Vueling e não dá”, disse.

Com mais sorte parecia estar Alice, prestes a ir de férias para Ibiza, em Espanha, assim que conseguisse passar o obstáculo da fila para despachar as malas.

“Mantém-se o horário, já estivemos atentos aos painéis. Fizemos o ‘check-in’ ontem [quinta-feira], não íamos adivinhar esta situação, mas fizemos o ‘check-in’ ‘online’, esperemos que tudo corra bem”, disse Alice.

No autocarro que faz a ligação entre os dois terminais do aeroporto, Rafael Pocai e a namorada liam atentamente as informações para pedidos de reembolsos, após terem ficado em terra devido a um problema de ‘overbooking’ (venda de mais bilhetes do que assentos no avião) num voo da Ryanair com destino a Milão, Itália.

“Eles disseram que estão sem sistema para emitir o ‘voucher’, então tenho de pedir o reembolso das despesas que vou ter”, explicou.

De acordo com um esclarecimento enviado à Lusa, a Microsoft está a trabalhar para resolver os constrangimentos junto dos clientes, um relativo ao Azure e outro relacionado com o CrowdStrike, que estão a afetar empresas e companhias aéreas e de telecomunicações em todo o mundo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas