MADEIRA Meteorologia

Instalado Conselho Municipal de Segurança do Funchal

Data de publicação
11 Março 2026
16:25

Decorreu, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a instalação do Conselho Municipal de Segurança para o quadriénio 25/29.

Recorde-se que este é um órgão de natureza consultiva, de articulação, coordenação, informação e cooperação, que visa promover a análise da situação de segurança no concelho e reforçar a cooperação entre as diversas entidades com responsabilidade nesta matéria.

Na instalação do Conselho Municipal de Segurança, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Jorge Carvalho, realçou a importância deste órgão pelo “papel fulcral” desempenhado e “contributo que tem dado para a segurança na cidade”, nomeadamente pela articulação institucional e participação ativa das entidades locais e da comunidade na procura de soluções para a melhoria da segurança e qualidade de vida no município.

Ainda sobre a segurança, o autarca destacou os dados tornados públicos sobre o papel do sistema CCTV,n a sequência da primeira avaliação realizada pela PSP ao fim dos seis primeiros meses em utilização.

Entre os seus principais objetivos destacam-se o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade da segurança no concelho, a identificação de problemas de marginalidade e insegurança, a formulação de propostas de prevenção da criminalidade e de promoção da inserção social, bem como a avaliação de fenómenos específicos como a violência doméstica e a sinistralidade rodoviária.

Compete ainda ao Conselho emitir pareceres e recomendações sobre matérias relacionadas com a segurança pública.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Presidente da República?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas