MADEIRA Meteorologia

Sobe para nove o número de mortos no desabamento de edifício na África do Sul

Data de publicação
03 Março 2026
15:15

O número de mortos causados por um desabamento de um prédio em Joanesburgo, África do Sul, subiu para nove, anunciaram hoje as autoridades locais, enquanto o Governo se prepara para demolir o edifício, alegando que foi construído ilegalmente.

A porta-voz dos Serviços de Gestão de Emergências de Joanesburgo, Xolile Khumalo, disse que mais dois corpos foram recuperados e um outro foi localizado nos escombros.

O responsável pela segurança pública de Joanesburgo, Mgcini Tshwaku, confirmou que nove corpos foram encontrados no prédio desabado, que se localizava num parque empresarial no sul de Joanesburgo.

Na segunda-feira, Khumalo disse que um piso no andar superior do edifício cedeu e caiu sobre as pessoas que estavam nos pisos inferiores, matando seis e deixando outras presas.

O presidente da Câmara de Joanesburgo, Dada Morero, afirmou que as investigações preliminares revelaram que nenhum plano formal foi apresentado à cidade para a estrutura do edifício, desrespeitando os regulamentos municipais e o controlo de edifícios.

Uma investigação para apurar as causas deste incidente está a decorrer e espera-se que seja seguida pela demolição da estrutura ilegal, segundo Dada Morero.

“De acordo com os nossos regulamentos, temos o poder de demolir”, declarou Morero, referindo que “assim que todos os processos forem concluídos, a demolição será realizada”.

O chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, lamentou o incidente e endereçou condolências, sendo que espera que a investigação sobre o desabamento forneça respostas.

Os desabamentos de edifícios são considerados um risco de segurança grave e persistente no setor da construção civil sul-africano, que figura entre os quatro setores de alto risco no país, de acordo com o departamento de emprego e trabalho.

Nos últimos anos, ocorreram vários desabamentos de edifícios, alguns deles fatais, como o desabamento em maio de 2024 na cidade costeira de George, que causou 34 mortes. Na altura, as investigações apontaram para graves violações das normas de segurança.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Geógrafo / Colaborador Europe Direct Madeira
23/03/2026 03:30

Pois, boa pergunta! Agora, há que “engolir em seco” a mais recente trapalhada de Trump. Mais uma, diga-se, para juntar ao extenso rol de decisões desastrosas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas