MADEIRA Meteorologia

Plataforma Telegram vai ser suspensa no Brasil

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Abril 2023
20:08

O ministro da Justiça do Brasil anunciou hoje que a plataforma Telegram será suspensa no país na sequência das investigações relativas aos recentes ataques nas escolas.

"Há poucas horas, uma decisão judicial, sobre grupos nazistas e neonazistas que atuam em redes sociais, particularmente em uma delas, a Polícia Federal pediu e o poder judiciário deferiu que a rede social que não está cumprindo as decisões, no caso o Telegram, tenha uma multa de 1 milhão de reais [cerca de 240 mil euros] por dia e suspensão temporária das atividades", afirmou, Flávio Dino, à imprensa local.

De acordo com o jornal O Globo, a Diretoria de Inteligência da Polícia Federal vai enviar ainda hoje um ofício às empresas de telecomunicação do país para que suspendam o Telegram das plataformas de aplicações da Google e Apple.

Em 13 de abril, o Governo brasileiro já tinha anunciado que iria exigir às plataformas de redes sociais a retirada de conteúdos de apologia à violência nas escolas, na sequência dos recentes ataques a instituições de ensino.

Estas ações surgem depois de no início de abril ter havido um segundo ataque em 10 dias, desta vez com o homicídio de quatro crianças.

Este novo ataque chocou o Brasil e até teve efeitos na comunicação social, com vários órgãos de comunicação social como o Estadão, ou o grupo Globo, a anunciarem não publicar fotografias, vídeos, nomes ou outras informações sobre o autor do ataque em Blumenau.

O Brasil tem tido uma série de ataques semelhantes a escolas nos últimos meses.

Em 25 de novembro, um adolescente de 16 anos matou a tiro quatro pessoas em dois ataques sucessivos a duas escolas próximas em Aracruz, no estado sudeste do Espírito Santo.

Dois meses antes, um homem armado com um revólver e duas facas invadiu uma escola cívico militar e matou um estudante, no estado da Bahia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas