MADEIRA Meteorologia

Arábia Saudita condena bloqueio de Israel a Gaza como “punição coletiva”

Data de publicação
02 Março 2025
20:16

A Arábia Saudita condenou hoje a decisão de Israel bloquear a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, considerando-a um “instrumento de chantagem” e uma “punição coletiva”.

Em comunicado divulgado pela agência oficial SPA, o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita considera condenável a decisão do governo israelita de bloquear a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

“Trata-se de uma violação flagrante do direito internacional (...) tendo em conta a catástrofe humanitária que o povo palestiniano irmão enfrenta”, acrescenta o comunicado saudita.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenou hoje a suspensão de “todas as entradas de bens e fornecimentos na Faixa de Gaza”, que se encontra numa situação de catástrofe humanitária.

A Arábia Saudita reitera, no comunicado, o apelo “à comunidade internacional para que ponha fim a estas graves violações israelitas” e “garanta um acesso duradouro à ajuda” ao povo palestiniano.

Netanyahu explicou esta decisão pela rejeição do Hamas de um compromisso americano que previa o prolongamento da primeira fase do acordo de cessar-fogo - que expirava a 01 de março - durante o Ramadão e a Páscoa, ou seja, até meados de abril.

Este desacordo sobre a continuação do processo entre Israel e o Hamas corre o risco de fazer desfazer o acordo de tréguas que entrou em vigor a 19 de janeiro, após 15 meses de guerra devastadora em Gaza, desencadeada pelo ataque de 07 de outubro perpetrado pelo Hamas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas