MADEIRA Meteorologia

ANC decide sair do Tribunal Penal Internacional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Abril 2023
15:59

Cyril Ramaphosa, presidente da República da África do Sul, confirmou há pouco que o ANC, uma vez mais, decidiu que a África do Sul deveria retirar a sua adesão ao Tribunal Penal Internacional.

O partido governamental, o ANC, tomou esta decisão por achar prudente a África do Sul retirar a sua adesão devido à maneira como o Tribunal Penal Internacional (TPI) lida com este tipo de problemas bem como por causa de comentários da Amnistia Internacional que não colheram compreensão.

A decisão tomada em março passado pelo TPI de emitir um mandado de prisão contra Vladimir Putin quando atender à cimeira da BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que terá lugar na cidade de Durban, na África do Sul, no próximo mês de agosto, talvez tenha sido o motivo para o ANC ter tomado esta decisão.

De salientar que Naledi Pandor, a chefe da diplomacia da África do Sul, confirmou ter convidado Putin para assistir à cimeira, apesar do mandado de detenção contra Putin, dizendo ser um motivo de preocupação devido à "dualidade de critérios" nos assuntos globais.

A África do Sul detém este ano a presidência rotativa doo BRICS.

José Luiz da Silva - Correspondente do JM em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas