O trabalho intitulado “Insights on Designing a Novel 99% Biodegradable BioMask through Interdisciplinary Applied Research”, realizado no âmbito do projeto BioMask, e que foi liderado pelo Prof. Dr. Shujoy Chakraborty da Universidade da Madeira (UMa), foi distinguido com o prémio Best Paper Award no track Circular – Sustainable Design 2025, no congresso mundial da Associação Internacional de Sociedades de Investigação em Design (IASDR).
O trabalho premiado apresentou, neste evento, os principais resultados e conhecimentos gerados no âmbito do projeto BioMask, financiado por fundos FEDER através do concurso ProCiência Madeira 14-20 e executado entre 2022 e 2023 por uma equipa multidisciplinar de diferentes instituições de ensino superior.
Além do Prof. Dr. Shujoy Chakraborty, completam a equipa da UMa a Prof. Drª Rosa Henriques de Gouveia, Presidente da Faculdade de Ciências da Vida e professora Ciclo Básico do Mestrado Integrado em Medicina, e a Prof. Drª Professora Marta Ornelas, Diretora do Ciclo Básico do Mestrado Integrado em Medicina. Participaram ainda o Dr. Harshit Jain, Doutorando do Departamento de Design do IITDelhi), o Prof. Dr. Dirk Loyens do Instituto Politécnico do Porto e o Prof. Dr. Jeremy Aston do ESAD – IDEA.
O trabalho reconhecido neste que é um dos eventos mais prestigiados eventos científicos mundiais na área do design, organizado pela Associação Internacional de Sociedades de Investigação em Design (IASDR), promove não só a Universidade da Madeira, mas também a Região Autónoma da Madeira e Portugal na comunidade global de investigação e ensino superior em design e reforça a visibilidade da investigação desenvolvida em áreas emergentes como o design sustentável, a inovação em materiais e a economia circular.