MADEIRA Meteorologia

Vaticano: 113 cardeais participaram na terceira reunião geral

Data de publicação
24 Abril 2025
22:15

A terceira congregação geral da Sede Vacante, período que antecede a eleição de um novo Papa, contou hoje com a participação de 113 cardeais.

Os responsáveis que participaram pela primeira vez neste encontro, na Sala Nova do Sínodo, prestaram o juramento previsto pelas atuais normas da Igreja Católica – definidas desde o pontificado de João Paulo II, com a constituição apostólica ‘Universi Dominici Gregis’, de 1996.

Segundo as mesmas normas, foram escolhidos os “dois eclesiásticos de íntegra doutrina, sabedoria e autoridade moral o encargo de proporem aos próprios Cardeais duas ponderadas meditações sobre os problemas da Igreja nesse momento e a escolha esclarecida do novo pontífice”: Donato Ogliari, abade de São Paulo, na próxima semana, e o cardeal Raniero Cantalamessa no início do Conclave

No total, houve 34 intervenções na reunião desta manhã, com duas horas e meia de trabalhos.

Portugal está representado no Colégio cardinalício por D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa; D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima; D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação; D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, todos criados pelo Papa Francisco e eleitores no próximo Conclave; e por D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, ambos com mais de 80 anos.

D. António Marto chegou hoje a Roma, onde já se encontravam os outros cardeais portugueses.

O Vaticano adiantou ainda que o rito da sepultura do Papa, no sábado, vai ser reservado, pelo que não terá transmissão em direto, ao contrário do que vai acontecer com o percurso do carro funerário pelas ruas de Roma, ao longo de um projeto que deve chegar aos seis quilómetros – ainda em estudo com as autoridades da capital italiana.

O túmulo na Basílica de Santa Maria Maior foi feito em mármore proveniente da Ligúria (Itália), região natal dos avós do Papa, apenas com a inscrição ‘Franciscus’ e a reprodução da sua cruz peitoral, a pedido do próprio.

Francisco vai ser sepultado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da ‘Salus Populi Romani’) e a Capela Sforza, perto do altar de São Francisco.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas