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Escola do Porto Santo integra rede europeia de competências digitais

Edmar Fernandes

Subdiretor JM

Data de publicação
18 Dezembro 2025
16:09

Uma delegação da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, do Porto Santo, participou na primeira reunião transnacional do projeto Erasmus+ KA220 DigiCoNet (Rede de Competências Digitais na Educação Escolar), que decorreu em Itália, entre 23 e 25 de novembro.

Em comunicado, a escola explica que esta primeira mobilidade assumiu um significado especial. “Para a nossa escola do Porto Santo, coordenar este encontro foi uma experiência que nos encheu de orgulho e de um sentido profundo de responsabilidade”. A representação portuguesa integrou a coordenadora do projeto, Dalila Peixe, a docente de Tecnologias da Informação e Comunicação, Filipa Abreu, e o coordenador do projeto 3DWoks, Roberto Leão, que destacam “o peso e a alegria de representar a ilha num cenário europeu”.

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A delegação foi acolhida pela comunidade do Istituto Statale d’Istruzione Superiore ‘E. Mattei’, em Fiorenzuola d’Arda, num encontro que marcou o primeiro contacto presencial entre os parceiros da Roménia, Turquia, Itália, Espanha e Bulgária. “Finalmente, os nomes dos nossos parceiros ganharam rostos, sorrisos e histórias. Foi o momento de dizer ‘muito prazer’, pessoalmente, depois de tanto planificar à distância”, sublinha a escola.

Sendo o primeiro encontro do consórcio, os trabalhos iniciaram-se com apresentações das escolas e dos respetivos contextos educativos e culturais. “Entre dinâmicas de grupo e partilhas, começámos a construir muito mais do que um projeto: construímos uma equipa”, destaca a nota enviada.

Durante a reunião, os parceiros definiram a estrutura dos recursos educativos a desenvolver ao longo dos próximos dois anos, assegurando a sua qualidade e utilidade. Foi igualmente elaborado, de forma detalhada, o calendário do projeto, através de um diagrama de Gantt, ficando agendados momentos-chave, como futuras mobilidades de alunos e professores. Foram ainda alinhadas as estratégias de monitorização, com o objetivo de garantir transparência e eficácia em todas as fases do trabalho.

A escola realça que o DigiCoNet, iniciado a 6 de outubro, tem as pessoas no centro da sua missão. “Os nossos alunos são o seu coração pulsante”, sublinha, referindo as oportunidades de mobilidade, colaboração internacional e desenvolvimento de competências para o futuro. Já os docentes são apontados como “a força motora do projeto”, através da formação contínua e da partilha de experiências inovadoras.

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