A Madeira volta a estar representada na Web Summit, que decorre por estes dias em Lisboa.
Com 18 empresas presentes, acompanhadas pela Invest Madeira, pela Startup Madeira, pela ARDITI e pela Universidade da Madeira, “a Região evidenciou a vitalidade de um setor que já movimenta cerca de mil milhões de euros anuais”, conforme dá conta a Secretaria Regional de Economia.
Durante a sua intervenção no certame, o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, destacou que “a aposta da Madeira na inovação e na tecnologia é hoje uma realidade incontornável, com um potencial de expansão exponencial impulsionado pela robótica e pela Inteligência Artificial”.
Sublinhou ainda que “a integração da IA em larga escala, tanto no setor público como no privado, é essencial para reforçar a competitividade regional e nacional”.
O governante aproveitou o palco da Web Summit para apresentar as vantagens estratégicas que a Madeira oferece aos investidores, que no entender do governante são a a posição geoestratégica no Atlântico, entre a Europa, África e as Américas; a elevada qualidade de vida; a fiscalidade competitiva e a integração na União Europeia, que assegura o acesso a fundos de apoio à inovação, à digitalização e às novas tecnologias.
José Manuel Rodrigues salientou, também, a importância de acompanhar as tendências globais, nomeadamente no domínio da robotização e da Inteligência Artificial, cuja aplicação “poderá ser determinante em projetos estruturantes como o novo Hospital Central e Universitário da Madeira”.
Segundo o secretário regional, a dimensão e a ambição desta infraestrutura exigem soluções tecnológicas avançadas “para garantir um serviço de excelência à população madeirense e porto-santense”.
A presença da Madeira na Web Summit foi, segundo o governante, “altamente produtiva”, permitindo reforçar a visibilidade internacional da Região como o melhor destino de Portugal e um dos mais atrativos da Europa para investir. “Com a revolução tecnológica e a Inteligência Artificial, os constrangimentos da ultraperiferia e da insularidade deixam de ser barreiras. Hoje, é possível produzir a partir da Madeira bens e serviços digitais com alcance global”, sublinhou.
O Governo Regional reafirma, assim, a “sua determinação em posicionar a Madeira como referência europeia na economia digital, potenciando a inovação como alicerce de um crescimento sustentável e competitivo”.