MADEIRA Meteorologia

Governo Regional constrói reservatório de água nos Canhas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Setembro 2021
16:38

O Governo Regional, através da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), já adquiriu o terreno na freguesia dos Canhas, no concelho da Ponta do Sol, para construir um novo reservatório de rega. O projeto já está concluído e a obra avançará em breve para o terreno.

De acordo com a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, que visitou o terreno adquirido para o projeto, o objetivo desta obra é o de "aumentar a capacidade de armazenamento e aproveitar a água de uma nascente próxima durante 24 horas, para entregá-la aos agricultores durante o período de rega. Este investimento vai permitir reforçar o caudal e regularizar o fornecimento de água de rega".

Este novo reservatório de rega representa um investimento de um milhão de euros e irá beneficiar diretamente 380 regantes da freguesia dos Canhas, irrigando uma área de 49 hectares.

O projeto que vai avançar prevê a construção de um reservatório de 3000 m³, em betão armado, o qual será dotado de equipamentos de comando e automação, supervisão e de telecomunicações, com interligação ao sistema do Centro de Telegestão da ARM (situado no Funchal), permitindo o controlo remoto das operações.

Paralelamente, será feito o lançamento de uma conduta com 400 metros, para beneficiação da adução ao reservatório.

ARM recupera 14 reservatórios

Em simultâneo, a ARM encontra-se a recuperar 14 reservatórios, que integram os sistemas públicos de rega sob gestão da empresa pública, nos concelhos de Machico, Santana e São Vicente. Um investimento de mais de meio milhão de euros, cofinanciado a 85% pelo PRODERAM e a 15% pelo Governo Regional.

As 14 intervenções consistem na substituição das infraestruturas atuais, com intuito de melhorar as condições de fornecimento de água aos regantes dos referidos municípios, bem como o reforço da segurança das respetivas infraestruturas.

A ARM é responsável pela gestão dos sistemas públicos de regadio da região que consistem em mais de 2800 quilómetros de canais de transporte de água, 136 reservatórios de água de rega e 3 lagoas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas