Na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, alunos do 5. º ano desenvolvem uma atividade no âmbito do "Laço Azul", numa ação de sensibilização a decorrer na Praça do Colégio.
A turma de 5.º ano da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia pretende sensibilizar a comunidade para a situação das crianças e jovens que são vítimas de maus-tratos. A sensibilização também pretende demonstrar a importância para a prevenção e para a promoção de uma sociedade sem violência, adiantou o Conselho Ececutivo.
A Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia está a desenvolver durante o mês de abril diversas atividades no âmbito do evento "Laço Azul", uma iniciativa promovida nas escolas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. No dia 26 de abril (quarta-feira), entre as 10:00 horas e as 11:30 horas, uma turma do 5º ano estará no Largo do Município a distribuir um laço azul alusivo à iniciativa e alguns panfletos aos automobilistas que por ali circulem.
A Campanha"Laço Azul" iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, decidiu amarrar uma fita azul na antena do seu carro, fazendo com que a sua comunidade questionasse o porquê. Quem a interpelou percebeu a trágica vida daquela avó, que viu um neto morrer devido aos maus-tratos e a sua neta viva ia no mesmo caminho.
Todos os anos, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens recebem mais de 40 000 comunicações de perigo e trabalham, em média, em cerca de 70 mil processos.
Paulo Graça