MADEIRA Meteorologia

Tiago Freitas destaca o sucesso da viticultura no Porto Santo

Data de publicação
12 Junho 2025
14:25

Tiago Freitas, presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), considera que a vinha do Porto Santo sempre se destacou pela sua diferenciação e hoje é mesmo “um caso de sucesso”.

“Vamos continuar com ações que transmitam conhecimento aos viticultores para que possam ter mais rendimento” disse o responsável, durante uma visita do conselho diretivo do IVBAM à ilha do Porto Santo para acompanhar o estado vegetativo das vinhas locais.

Tiago Freitas salientou o grande esforço dos produtores para que hoje grande parte das vinhas “estejam em perfeitas condições”.

Atualmente, o Porto Santo conta com 61 viticultores ativos e uma área total de 15,7 hectares de vinha, cultivada principalmente com as castas Caracol e Malvasia Rei (também conhecida como Listrão).

Em 2024, os técnicos do IVBAM realizaram mais de 38 ações de apoio técnico junto dos viticultores da ilha.

A visita ao Porto Santo do conselho diretivo do IVBAM serviu para acompanhar o estado vegetativo das vinhas locais.

Durante a visita, foram inspecionados os campos de vinhas, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento vegetativo, instalaram-se também armadilhas para monitorizar possíveis pragas e prestou-se aconselhamento sobre os últimos tratamentos preventivos contra doenças da vinha.

A visita de trabalho permitiu, ainda, acompanhar o estado fenológico das vinhas instaladas no âmbito do projeto LIFE Dunas — uma iniciativa que visa dinamizar a viticultura tradicional, bem como preservar e recuperar os típicos muros de “croché”. O projeto contribui para aumentar a resiliência do território e tem um impacto positivo na qualidade paisagística local.

Já no campo experimental do Farrobo, e na presença de cerca de 15 viticultores, foi realizada a sétima e última ação de esclarecimento de viticultura do ano. A sessão abordou temas como a fitossanidade, as intervenções em verde, os preparativos para a vindima e as regras para a plantação de novas vinhas.

O IVBAM refere, em nota enviada à nossa redação, que esta iniciativa insere-se na política de proximidade e valorização da viticultura regional promovida pelo instituto, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade e a melhoria contínua das práticas agrícolas dos vinhedos da Região.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas