MADEIRA Meteorologia

Governo aprova contratação de empréstimo de 50 milhões de euros

Data de publicação
18 Dezembro 2025
18:09

A contratação de um empréstimo no valor de 50 milhões de euros foi aprovada esta tarde, em reunião do Conselho do Governo, realizada na Quinta Vigia.

O empréstimo será contratualizado com o Banco Comercial Português, SA, e todo o processo ficará sob a responsabilidade da Secretaria Regional das Finanças.

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, foi mandatada para continuar o levantamento dos prejuízos causados pela depressão Emília e “desenvolver, caso haja necessidade, os procedimentos legais necessários à possível criação de um apoio financeiro extraordinário aos agricultores cujas culturas tenham sido mais ou menos severamente afetadas”.

- Revogar, por acordo, os contratos de financiamento celebrados com a Atalaia Living Care – Cuidados de Saúde Integrados, Lda., e com a Ditassempre – Saúde, Lda; e prorrogar o prazo de execução dos contratos com a Dilectus – Residências Assistidas, S.A., e com o Lar D’Ajuda – Lar e Centro Dia, Sociedade Unipessoal, Lda., para 30 de junho de 2026.

De acordo com o texto das resoluções enviado ao JM, foram tomadas também as seguintes decisões:

- Declarar de utilidade pública a expropriação dos bens imóveis, suas benfeitorias e todos os direitos e ónus a eles inerentes e/ou relativos (usufrutos, servidões e serventias, colonias, arrendamentos, acessões, regalias, águas, pertences e acessórios, prejuízos emergentes da cessação de atividade e todos e quaisquer outros sem reserva alguma) necessários à execução da obra de “Prevenção em Mitigação do Risco de Derrocadas em Taludes Sobranceiros às Estradas Regionais – Talude do Cabouco – E.R. 103”.

- Declarar de utilidade pública a expropriação dos bens imóveis, suas benfeitorias e todos os direitos e ónus a eles inerentes e/ou relativos (usufrutos, servidões e serventias, colonias, arrendamentos, acessões, regalias, águas, pertences e acessórios, prejuízos emergentes da cessação de atividade e todos e quaisquer outros sem reserva alguma) necessários à execução da obra de “Jardim das Madalenas - Ampliação”.

- Declarar de utilidade pública a expropriação dos bens imóveis, suas benfeitorias e todos os direitos e ónus a eles inerentes e/ou relativos (usufrutos, servidões e serventias, colonias, arrendamentos, acessões, regalias, águas, pertences e acessórios, prejuízos emergentes da cessação de atividade e todos e quaisquer outros sem reserva alguma), necessários à execução da obra de “Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas em Taludes Sobranceiros às Estradas Regionais – Talude da Meia Légua – E.R. 104”.

- Autorizar a alienação, pela “MPE-Madeira Parques Empresariais, Sociedade Gestora, S.A.”, da raiz dos seguintes prédios:

• Prédio urbano, denominado por Lote 3, localizado no sítio do Marco, freguesia e concelho de Machico, com a área total de 860 m2, sendo a área coberta de 568 m2 e descoberta de 292 m2, com o valor patrimonial de 132.378,21€.

• Prédio urbano, designado por Lote 4, localizado no sítio do Marco, freguesia e concelho de Machico, com a área de 900 m2, com o valor patrimonial de 44.360,00€.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas