MADEIRA Meteorologia

ARAE apreende 266 brinquedos avaliados em mais de 3 mil euros em operação de fiscalização

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
18 Dezembro 2025
18:08

A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) desenvolveu, nos dias 3 e 4 de dezembro, um plano operacional de fiscalização direcionado para a comercialização de brinquedos, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação em matéria de segurança dos brinquedos e de segurança geral dos produtos.

No âmbito desta ação, foram fiscalizados 18 estabelecimentos comerciais, tendo sido detetadas infrações em seis espaços, adianta a nota da Autoridade. A operação resultou na apreensão de “266 artigos, avaliados em cerca de 3.350 euros”.

Das irregularidades identificadas, resultaram três processos-crime e três processos de contraordenação. Em concreto, foram levantadas “três infrações por suspeita dos crimes de contrafação, imitação e uso ilegal de marca”, bem como três infrações por “suspeita do crime de venda ou ocultação de produtos”. Foram ainda instauradas “cinco contraordenações por falta de rotulagem em língua portuguesa” e outras cinco por “violação dos deveres do operador económico no âmbito da rotulagem”.

  • Trabalho envolveu vários inspetores da ARAE

No comunicado, a ARAE especifica que a ação teve em conta o aumento significativo da procura por brinquedos com a proximidade da quadra natalícia, período em que se intensifica o consumo deste tipo de bens.

O plano operacional, designado “ToySafe”, incidiu sobre estabelecimentos de venda direta ao consumidor e decorreu em simultâneo na RAM e no território continental. A fiscalização foi assegurada pelas entidades competentes em cada território, nomeadamente pela ARAE e ASAE.

As apreensões resultantes de suspeitas de infrações criminais foram comunicadas ao Ministério Público (MP) para efeitos de validação, seguindo os respetivos processos os seus trâmites legais.

Segundo a ARAE, esta iniciativa surge num período em que é expectável um aumento da procura por brinquedos, razão pela qual a entidade reforçou a fiscalização neste setor específico. A autoridade sublinha ainda que, independentemente da realização de planos operacionais específicos, atuará sempre que tal se revele necessário.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas