MADEIRA Meteorologia

Saúde mental em debate nas Jornadas Hospitaleiras

Data de publicação
07 Maio 2025
16:38

As VI Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental, ‘do Asilo à Inovação ... 100 Anos de Hospitalidade’, debatem entre amanhã e sexta-feira o tema da saúde mental com um extenso programa que contemplará várias intervenções de especialistas regionais, nacionais e internacionais.

Após o dia de hoje ter sido dedicado à realização de três workshops, esta quinta-feira os trabalhos seguem na Casa de Saúde Câmara Pestana, começando, às 09h30, com a conferência ‘Depois de 1925...100 anos da psiquiatria na Madeira’, que será dirigido por Délia Gomes, assistente social.

Haverá depois um momento artístico, protagonizado pelo Grupo de Teatro da CSCP, seguindo-se uma série de outros momentos, entre os quais ‘As Palavras e as Coisas’ (com o psiquiatra Luís Filipe Fernandes), ‘Responsabilidades partilhadas entre médico e doente. O que é de quem? (médico Nelson Olim), ‘Identidade de Género. Uma realidade ou uma moda? (psiquiatra Frederica Passos), ‘Adições sem substância. E quando termina o prazer? (psiquiatra Joana Vieira).

O programa inclui também o ‘Admirável Mundo Novo’, com a moderação da jornalista Tânia Spínola; a ‘Inteligência Artificial e Saúde Mental (professor universitário Ayman Fanous); ‘Digitalização de Saúde (professor universitário Augusto Esteves); ‘Impacto ou retorno dos cuidados de saúde mental) ( Bruna Gouveia, diretora regional da Saúde).

Seguir-se-ão os ‘Manicómios, Prisões e conventos’, com moderação do jornalista António Jorge Pinto; a ‘Coersão em Saúde Mental’ (investigadora Deborah Aluh); ‘O contributo das neurociências para a psiquiatria forense – a nova Lei de Saúde Mental’ (psiquiatra Virgínia Henriques); e ‘Quebrar as grades do estigma em saúde mental’ (cantora Rita Redshoes). O dia finaliza com a atuação, às 17h00, das Ninfas do Atlântico.

Refira-se que o evento decorre da celebração dos 100 anos da chegada das Irmãs Hospitaleiras à Madeira e da sua presença ao serviço da Saúde Mental na ilha.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas