MADEIRA Meteorologia

PSD: Cláudia Perestrelo pede reforço dos discursos autonómicos

Data de publicação
25 Abril 2025
9:59

Cláudia Perestrelo (PSD), diz que o “discurso defensor da autonomia tem de voltar a ser protagonista nesta casa”, depois de ter afirmado, logo nos primeiros minutos do seu discurso, que o 25 de Abril só se cumpriu verdadeiramente com o 25 de Novembro.

A deputada pediu aos deputados que não se esqueçam da sua identidade.

“51 anos depois, neste parlamento e na atual legislatura, somos chamados a ser os guardiões da democracia. Uma democracia melhorada e revigorada, que não se contente em sobreviver, mas que se empenhe em ser cada melhor, mais próxima e mais representativa”, afirmou na ocasião.

“Temos por isso o dever de ouvir, elevar o debate político, convocando o respeito, a tolerância e o diálogo para a atividade parlamentar. Os políticos estão ao serviço do povo, e também eles são parte do povo; e por isso, nunca devemos esquecer as nossas origens”, continuou, aclarando que, não obstante ser o PSD o único partido a governar na Madeira desde há 51 anos, a capacidade de evoluir tem-se verificado.

“Somos um caso de estudo nas democracias do mundo, governados pelo mesmo partido político à quase 50 anos, mas capazes de mudar, renovar e evoluir; somos uma terra que vive, respira e avança pelos braços e pelos ideais da social democracia. E por isso, hoje também é dia de agradecer e de demonstrar o nosso respeito e reconhecimento por todos quantos serviram a causa a causa pública, pelos que desbravaram montanhas, rasgaram veredas, aprenderam a lidar com a força da natureza para explorar a terra, construir infraestruturas e organizar vida nesta porção de terra mágica que brilha no meio do oceano Atlântico.

É evidente que os Madeirenses souberam fazer o seu caminho: a implementação da autonomia permitiu-nos cimentar a nossa identidade enquanto povo e aproveitámos as oportunidades que a Democracia e a Autonomia nos trouxeram. Superámos atrasos acumulados durante décadas; crescemos económica e socialmente e melhorámos de forma substancial a qualidade de vida das pessoas.

Mas desenganem-se os comodistas, pois ainda há muito caminho para fazer, a bem do futuro e do desenvolvimento integral do nosso arquipélago”, rematou a deputada social-democrata no sessão solene comemorativa do 25 de Abril.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas