O Grupo Folclórico Cruz de Malta - Santos/SP - Brasil promoveu, em parceria com Ponto de Contato, uma Oficina de bordado típico da Ilha da Madeira.
A Oficina ocorreu no dia 13 de dezembro, na Futrica Economia Criativa, localizada no Centro de Santos/SP, sendo que foi conduzida por Maria Carmina de Andrade Sebastião, com o apoio de Julian Campos.
No final, houve exibição do Grupo especialmente preparada para o evento. As Bordadeiras de Santos/SP são conhecidas como mulheres, muitas delas imigrantes da Ilha da Madeira – Portugal, que trouxeram para o Brasil e aqui preservaram a rica tradição do bordado tradicional madeirense, transformando o ofício em um símbolo cultural e fonte de renda, criando peças delicadas (toalhas, lenços e até enxovais) que adornam, desde o século passado (XX) e até hoje, casas de brasileiros e lusodescendentes, ficando certo que sua história já foi tema de livros, documentário e exposições, sendo que, até hoje, há pessoas engajadas em manter viva esta herança cultural tipicamente portuguesa.
Seguem em exposição, sob coordenação e curadoria de Julian Campos, até 8 de fevereiro, na Futrica Economia Criativa, peças de várias dessas bordadeiras, incluindo Isabel da Paixão Andrade, mãe de Maria Carmina de Andrade Sebastião, além de Celeste dos Santos de Abreu e de Teresa Gonçalves Pestana.