MADEIRA Meteorologia

PS quer inspeção regional dos equipamentos sociais 'fora' da Segurança Social

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Fevereiro 2023
12:24

Sofia Canha, do PS, apresentou a proposta de projeto de resolução que "Recomenda a criação da Inspeção Regional dos Equipamentos Sociais, centrando as atribuições e competências de fiscalização e inspeção atribuídas a esta Secretaria (Regional de Inclusão Social e Cidadania), no que respeita ao Instituto de Segurança Social".

No entender do PS, "não faz sentido que seja o próprio instituto de Segurança Social a se inspecionar a si próprio", sendo de extrema importância a criação desse serviço inspetivo, em benefício dos utentes, melhor aproveitando os recursos financeiros e humanos, e ganhos em termos de transparência e atuação.

A socialista recordou as queixas no Lar da Bela vista, por parte de utentes e familiares, sobre a falta de condições do edifício e falta de pessoal, considerando que é necessária a devida fiscalização do que ali se passa.

E, neste sentido, o PS entende, em nome da isenção, que não deve ser a Segurança Social a inspecionar as instituições desta natureza, mas sim uma entidade 'acima', neste caso, na orgânica, da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

Da parte do PCP, a proposta faz todo o sentido, ainda mais quando há idosos que ficam sem cuidados, como afirmou acontecer no lar da Bela Vista, por falta de pessoal.

Bruno Melim, do PSD, considera que a proposta do PS diminui o "esforço hercúleo" dos colaboradores dos lares, lembrando ainda que o orçamento da Segurança Social advém da República e não do Governo Regional, daí também a dificuldade em contratar mais recursos humanos.

O social democrata lembrou, por outro lado, que a Secretaria Regional de Inclusão reforçou os recursos inspetivos com vista à fiscalização dos lares e IPSS. Disse ainda que a proposta do PS seria "a duplicação de estruturas, que podem criar entropias nos serviços", e que o PS também se esqueceu que estes tipos de medidas deveriam ser acompanhadas de mais verbas.

Paulo Alves, do JPP, recordou que o partido alertou, várias vezes, sobre a falta de condições no Lar da Bela Vista, que está em processo de privatização. Lembrou os pedidos recusados de reuniões e audiências com a SRIC.

Com um rácio de um enfermeiro para 65 idosos, há mais de um ano, o JPP requereu uma ação inspetiva ao lar da Bela Vista, recordou ainda o deputado, considerando que a criação da inspeção regional de equipamentos social é positiva e merece a concordância do JPP.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas