Do PS, Gonçalo Leite Velho chamou ao seu partido a ‘paternidade’ da entrada de Portugal na União Europeia, conforme ficou evidente pelas palavras do socialista, ao nomear a “Europa” de “Mário Soares, de António Guterres, de António Costa”.
Isto, numa alusão aos ‘pesos pesados’ da órbita socialista que, no caso de Mário Soares, esteve na génese da entrada portuguesa, na qualidade de primeiro-ministro assinou o Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE).
António Guterres, atual secretário-geral da ONU, foi membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, onde presidiu à comissão de Demografia nos anos 80 do século passado.
No caso de António Costa, o deputado socialista referia-se ao atual cargo de Costa, como presidente do Conselho Europeu.
O PS mostrou-se disponível para, em sede de especialidade, “ajudar a melhorar” o projeto apresentado pelo PSD, indicando que falha a “inscrição do presidente do Conselho Europeu, António Costa, como uma das entidades a convidar”. Gonçalo Leite Velho realçou as “omissões” relativas ao atual presidente do Conselho Europeu.
O Grupo Parlamentar do PSD apresentou, esta manhã, o Projeto de Resolução intitulado “40 anos de adesão à União Europeia, 40 anos de desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira”, em homenagem ao marco histórico da integração de Portugal na então Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia.