A loja Lino & Araújo, do produtor de Bordado da Madeira, celebrou hoje o seu 100.º aniversário, localizada na Rua das Murças, no Funchal.
O evento contou com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, que destacou a capacidade de resistência demonstrada ao longo de várias décadas.
“É com grande satisfação que estou numa das empresas centenárias da Região Autónoma, dedicada a uma atividade que atravessou crises profundas e que hoje continua viva”, afirmou.
A empresa, de natureza familiar, emprega atualmente seis trabalhadores e mantém a aposta na qualidade do produto.
João Abreu, proprietário da loja, em declarações aos jornalistas afirmou que “o Bordado Madeira começou em 1850, é um setor que tem altos e baixos”, referindo que a base de ‘sobrevivência’ são os clientes.
O empresário acrescentou que “o cliente do bordado prefere a peça clássica, sendo que o tipo de cliente é aquele que tem dinheiro e gosto”.
A firma não exporta em grande escala, mas o “pouco que exporta” tem como destino o Continente e a Itália. Em termos percentuais, a exportação representa 20% “o resto é venda local”, indicou.
A empresa conta atualmente três lojas, duas na Rua das Murças e uma junto ao Hotel Reid’s.