MADEIRA Meteorologia

PRR: Cerca de sete mil empresas madeirenses poderão candidatar-se a apoios

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Fevereiro 2023
12:25

O Governo da Madeira estima que sete mil empresas regionais poderão concorrer aos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo já sido canalizados 32 milhões de euros para o setor empresarial, indicou hoje o secretário das Finanças.

"Ao nível do PRR temos 136 milhões de euros, em que as empresas regionais podem concorrer no âmbito dos avisos nacionais e que, felizmente, já está com uma utilização superior aos 32 milhões de euros", disse Rogério Gouveia.

O secretário das Finanças no executivo de coligação PSD/CDS-PP sublinhou que o grau de aproveitamento desta verba por parte das empresas madeirenses regista um "comportamento bastante aceitável".

Rogério Gouveia falava no âmbito da conferência "PRR: Apoios à Transição Digital e Internacionalização", que decorre hoje no Funchal, organizada pela Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria do Funchal (ACIF-CCIM), em parceria com a empresa Start PME.

A iniciativa tem por objetivo "desmistificar e esclarecer" os empresários madeirenses sobre o papel dos fundos europeus na modernização e revitalização das empresas portuguesas, nas áreas da transição digital, internacionalização, descarbonização e eficiência energética.

"Grosso modo temos sempre um leque de seis a sete mil empresas que habitualmente concorrem a medidas e incentivos de apoio de âmbito europeu", disse Rogério Gouveia, adiantando que este número "tendencialmente irá crescer" face ao saldo líquido positivo em termos de criação de novas empresas.

"Felizmente, de alguns trimestres a esta parte temos sempre mais empresas a serem criadas do que a serem extintas", reforçou.

Além de 136 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência para o setor empresarial, o governante insular destacou que serão disponibilizados também 150 milhões de euros no âmbito do próximo quadro comunitário Madeira 2030.

"Dar maior competitividade às empresas é o nosso objetivo e acima de tudo tornar as nossas empresas sempre mais resilientes, mais presentes no mercado internacional, mais viradas para o exterior", disse.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/04/2026 07:40

Jürgen Habermas deixou-nos em 14 março último com a bonita idade de 96 anos. Era o último representante vivo da Escola de Frankfurt.

Quase três décadas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas