MADEIRA Meteorologia

Programa Ingressa mais inclusivo e com bolsas até 900 euros anuncia Paula Margarido

Data de publicação
05 Fevereiro 2026
16:52

A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude presidiu na quarta-feira à reunião do Conselho de Juventude da Madeira, onde fez um balanço da atividade desenvolvida em 2025, relacionada com os mais jovens, e apresentou novas medidas de reforço das políticas públicas de juventude.

Entre as novidades, destaca-se o Programa Ingressa, criado para apoiar a transição dos jovens para o mercado de trabalho, será alargado e reforçado a partir deste ano.

O programa apresenta-se mais inclusivo ao abranger jovens com formação de nível superior, desde CTeSP (curso técnico superior profissional) até doutoramento — incluindo licenciatura, mestrado e doutoramento.

As bolsas mensais com duração de três meses, serão diferenciadas: 500 euros para CTeSP e 900 euros para licenciatura, mestrado e doutoramento. O orçamento do programa aumenta 25%, passando para 521.206 euros.

Relativamente aos estágios de verão, a governante destacou o reforço histórico de investimento previsto para este ano. Pela primeira vez, a bolsa mensal aumenta de 500 para 550 euros, representando um reforço orçamental de 38% face a 2025.

Tal como no Ingressa, os critérios de acesso serão ajustados para permitir que mais jovens possam beneficiar do programa e garantir maior equidade no processo de seleção.

Trabalho em rede para potenciar emprego jovem é outra aposta da Secretaria. De acordo com o comunicado alusivo à reunião, entre a tutela e as associações dedicadas aos mais jovens, as medidas apresentadas pela Direção Regional de Juventude, liderada por André Alves, articulam-se com os programas do Instituto de Emprego da Madeira, reforçando a ligação entre formação, associações e mercado de trabalho.

Esta cooperação estratégica pretende facilitar a integração profissional dos jovens e responder de forma mais eficaz às necessidades das instituições e empresas da Região.

Paula Margarido defende que o futuro se constrói “com visão e em conjunto. Com diálogo, cooperação e participação ativa, abrimos portas a uma Madeira mais ambiciosa, coesa e preparada para os desafios do amanhã”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas