A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude presidiu na quarta-feira à reunião do Conselho de Juventude da Madeira, onde fez um balanço da atividade desenvolvida em 2025, relacionada com os mais jovens, e apresentou novas medidas de reforço das políticas públicas de juventude.
Entre as novidades, destaca-se o Programa Ingressa, criado para apoiar a transição dos jovens para o mercado de trabalho, será alargado e reforçado a partir deste ano.
O programa apresenta-se mais inclusivo ao abranger jovens com formação de nível superior, desde CTeSP (curso técnico superior profissional) até doutoramento — incluindo licenciatura, mestrado e doutoramento.
As bolsas mensais com duração de três meses, serão diferenciadas: 500 euros para CTeSP e 900 euros para licenciatura, mestrado e doutoramento. O orçamento do programa aumenta 25%, passando para 521.206 euros.
Relativamente aos estágios de verão, a governante destacou o reforço histórico de investimento previsto para este ano. Pela primeira vez, a bolsa mensal aumenta de 500 para 550 euros, representando um reforço orçamental de 38% face a 2025.
Tal como no Ingressa, os critérios de acesso serão ajustados para permitir que mais jovens possam beneficiar do programa e garantir maior equidade no processo de seleção.
Trabalho em rede para potenciar emprego jovem é outra aposta da Secretaria. De acordo com o comunicado alusivo à reunião, entre a tutela e as associações dedicadas aos mais jovens, as medidas apresentadas pela Direção Regional de Juventude, liderada por André Alves, articulam-se com os programas do Instituto de Emprego da Madeira, reforçando a ligação entre formação, associações e mercado de trabalho.
Esta cooperação estratégica pretende facilitar a integração profissional dos jovens e responder de forma mais eficaz às necessidades das instituições e empresas da Região.
Paula Margarido defende que o futuro se constrói “com visão e em conjunto. Com diálogo, cooperação e participação ativa, abrimos portas a uma Madeira mais ambiciosa, coesa e preparada para os desafios do amanhã”.