Henrique Silva, presidente da ADRAMA, foi testemunha de Gabriel Drumond, quando este era “chamado de louco” pelo trabalho que desenvolveu no concelho ao nível da reconversão da vinha.
O responsável desafiou um dos alunos a consultar online o que é Autonomia, “não é um bicho papão, não é um palavrão. É o que podemos fazer livremente sem depender de pessoas ou instituições”, disse.
Henrique Silva disse que a sede da ADRAMA e escola agrícola são exemplos de autonomia e da “loucura saudável” de Gabriel Drumond.
A aluna Oriana aceitou o desafio e leu o que encontrou online: “Autonomia é capacidade de tomar decisões e de agir de forma independente baseando-se nos próprios valores e julgamentos”.
O presidente da ADRAMA agradeceu e lembrou que a autonomia não é apenas entre a Região e o continente. Concelhos como São Vicente tentaram também fazer a sua autonomia em relação ao Funchal, sublinhou.
Foi graças a esta autonomia também reivindicada pelo concelho que se tornou uma realidade a Escola agrícola da Madeira, com descentralização de ensino, e o túnel da Encumeada, disse Henrique Silva.
A concluir, pediu aos alunos para lutarem para a sua terra.