Um cidadão alemão, de 59 anos, morreu esta manhã na sequência de um afogamento junto ao cais da Ponta do Sol, confirmou à JMFM o comandante da Zona Marítima da Madeira.
De acordo com o capitão-de-mar-e-guerra Bruno Ferreira Teles, a Autoridade Marítima Nacional foi alertada pelas 9h56 pelo Serviço Regional de Proteção Civil para a existência de uma pessoa em dificuldades no mar, alegadamente arrastada por uma onda junto àquele cais.
Segundo o responsável, uma segunda pessoa ainda entrou na água para tentar auxiliar a vítima, mas acabou por regressar a terra sem conseguir efetuar o salvamento.
Foram de imediato ativados meios de socorro, tendo sido enviada para o local uma embarcação da Estação Salva-Vidas do Funchal, com dois tripulantes a bordo. A equipa acabou por localizar a vítima em decúbito ventral dentro de água.
Os tripulantes iniciaram manobras de suporte básico de vida e transportaram o homem para a Marina da Calheta, onde receberam apoio dos Bombeiros Voluntários da Calheta, que prosseguiram as manobras de reanimação.
Apesar dos esforços, não foi possível reverter a situação, tendo a delegada de saúde declarado o óbito no local.