MADEIRA Meteorologia

População do Sítio de São João sente-se abandonada e enganada pela CMF, acusa CDU

Data de publicação
14 Junho 2025
19:34

A CDU esteve hoje no Sítio de São João, na freguesia de São Pedro, no Funchal, para contactar com a população local que se sente “enganada e abandonada” pela Câmara Municipal do Funchal (CMF).

Após um encontro com os moradores junto à Capela de São João da Ribeira, o dirigente da CDU, Ricardo Lume, afirmou que “o sítio de São João, apesar de se encontrar praticamente no centro do Funchal, continua à margem do desenvolvimento. É um dos muitos exemplos de locais no concelho que funcionam como verdadeiras “ilhas” à parte do progresso”.

Ricardo Lume destacou também que “a população de São João sente-se esquecida e traída pelo executivo da CMF, liderado por PSD/CDS. Faltam, nesta localidade, infraestruturas essenciais à segurança e qualidade de vida dos seus habitantes”.

Um dos problemas mais graves apontados pelos comunistas é a “ausência total de bocas de incêndio” entre a Capela de São João da Ribeira e o Beco Joaquim Carlos, o que é “especialmente preocupante, dada a orografia acidentada da zona, os becos estreitos e as escadarias que impedem o acesso de viaturas de emergência”.

“Esta situação representa um verdadeiro barril de pólvora no centro do Funchal”, alertou o dirigente comunista.

Outro problema “crónico” é a ausência da “prometida” ligação rodoviária entre a Rua da Levada de São João e a Estrada de São João. Para a CDU, “esta ligação traria benefícios significativos à mobilidade e segurança da população, além de permitir a criação de zonas de estacionamento para os moradores”.

“Estes são exemplos claros de exclusão e segregação urbana que continuam a repetir-se por todo o concelho do Funchal”, observa.

Ricardo Lume concluiu afirmando que “a população de São João está cansada de ser deixada à margem do desenvolvimento e das promessas eleitorais que nunca se concretizam”.

Por isso, a CDU, em conjunto com os residentes, está a desenvolver “novas formas de intervenção para garantir que o direito ao desenvolvimento e à cidadania se torne uma realidade nestas localidades esquecidas” pelo executivo municipal liderado por PSD/CDS.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas