MADEIRA Meteorologia

Ponta do Sol prescinde de meio milhão de euros em prol das famílias

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
27 Setembro 2024
14:29

Pelo terceiro ano a Assembleia Municipal da Ponta do Sol saiu do edifício da Câmara e foi ao encontro dos munícipes, desta feita na Escola da Lombada, no Solar dos Esmeraldos.

“Este foi um compromisso que assumimos, com o objetivo de aproximar as pessoas dos seus representantes” afirmou o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Coelho. “Depois das freguesias dos Canhas e da Madalena do Mar, foi a vez de virmos à Lombada, na freguesia da Ponta do Sol, trazendo a Assembleia mais perto de quem vive ou trabalha longe da Vila”.

Carlos Coelho destacou, na ocasião, a possibilidade que estas reuniões públicas descentralizadas dão à população de dialogar diretamente com as pessoas que comandam os destinos do concelho. “Estas reuniões permitem também à presidente e vereadores da Câmara Municipal ouvir e esclarecer os munícipes em assuntos tão variados como os recentes incêndios ou a manutenção e recuperação de caminhos, como foi hoje o caso, contribuindo para uma democracia mais participativa e mais próxima”.

Nesta reunião o grande destaque foi para o pacote de medidas que, segundo a autarquia, “oferecem aos residentes do concelho da Ponta do Sol um conjunto de vantagens no que aos impostos diz respeito”. “O Município da Ponta do Sol mantém a devolução às famílias da totalidade dos 0,5% de participação no IRS a que do município poderia ter direito e a aplicação da taxa de IMI mais baixa prevista na lei para prédios urbanos e para os prédios rústicos. A autarquia, à semelhança dos últimos anos, aprovou os mínimos de lei ou abdicou mesmo da totalidade do imposto a favor da população e das empresas”, evidencia.

A estes incentivos fiscais, acresce a aplicação do IMI Familiar que, “este ano, vê aumentado o valor da redução por agregado com filhos”.
”Na prática, haverá uma redução de 30 euros para agregados familiares com um dependente, a redução de 70 euros para dois dependentes e uma redução de 140 euros para agregados familiares com três ou mais dependentes, valores que foram atualizados, relativamente ao ano passado, em que a redução se situava nos 20, 40 e 70 euros, respetivamente”, explica.

Célia Pessegueiro confirma assim o compromisso de “continuar a desonerar quem opta por se fixar no concelho da Ponta do Sol e continuará a aplicar os mais baixos impostos junto das famílias do concelho, através de medidas concretas que garantam um aumento real dos seus rendimentos disponíveis”.

Na apresentação destes pontos, a presidente da Câmara referiu que estas medidas representam meio milhão de euros que a câmara prescinde, “e que ficam no bolso dos ponta-solenses”. “A carga fiscal sobre as famílias do concelho é a menor possível. Não conseguimos baixar mais porque a lei não o permite”, adita.

“Continuaremos a promover estas medidas e outras semelhantes, como forma de incentivar a fixação de famílias e jovens no concelho, bem como dar uma resposta direta às dificuldades sentidas pela população. As nossas escolhas são sempre com o objetivo de garantir uma maior e melhor qualidade de vida a todos os munícipes”, sublinhou a edil.

Destaque ainda para a aprovação dos Votos de Congratulação apresentados pelo Partido Socialista à atleta Jéssica Rodrigues, pelos excelentes resultados alcançados no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade e à Associação de Desportos da Natureza, pela conquista do Campeonato Regional de Futevólei.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas