MADEIRA Meteorologia

Plataforma para subsídio de mobilidade começa a funcionar no dia 7 de janeiro

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
25 Novembro 2025
15:59

Miguel Albuquerque considerou, na tarde desta terça-feira, que a Região “está de parabéns”, uma vez que, “duplicou em dois anos o número de passageiros no aeroporto da Madeira”.

“Temos de avançar e continuar a trabalhar nos novos destinos com a Associação de Promoção e aumentar ainda mais a atratividade do aeroporto”, referenciou o governante. “O mercado norte americano é uma forte aposta, com a região a querer ter mais ligações, e a tentar uma ligação direta com Miami”, disse o presidente do Governo Regional, no decorrer de uma cerimónia, no aeroporto da Madeira, que assinala a marca dos 5 milhões de passageiros, neste ano só no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.

“Queremos acompanhar este crescimento, e que a Madeira seja cada vez mais cosmopolita”, acrescentou Albuquerque. Presente na cerimónia está também Miguel Pinto Luz, o ministro das Infraestruturas, que destacou o desenvolvimento que se assiste na Região, bem como aquilo que diz serem boas relações de trabalho com o Governo Central.

“A aposta nos aeroportos é global no País, olhando com atenção para a Madeira”, assegurou, perspetivando que nas próximas intenções de intervenção estejam a nova torre no aeroporto do Porto Santo, e também ações junto da ANAC, com o intuito de interceder em relação à alteração do limite dos ventos, sem descurar a segurança.

Do lado do subsídio social de mobilidade, “foi também uma vitória”, sublinhou Miguel Pinto Luz, acrescentando que o Governo da República não fugiu das suas responsabilidades. “Temos de ter um país mais coeso, com as regiões autónomas”, afirmou o ministro, garantindo que o subsídio “não é dar esmolas a ninguém”, mas trabalhar para um país justo.

Neste particular, o ministro das Infraestruturas e Habitação anunciou ainda que a plataforma para agilizar o pagamento do subsídio de insularidade estará em funcionamento a 7 de janeiro, de modo a que o reembolso será entre um a dois dias. No início será ainda necessário recorrer aos CTT, mas esse será um procedimento que será extinto. O objetivo final, que o governo não desiste, afiançou Miguel Pinto Luz, é que o passageiro residente nas Regiões pague apenas o valor do subsídio.

“O caminho até aqui foi único e chegaremos ao dia 7 de janeiro com uma plataforma única”, sublinhou, terminando que o Governo da República fez questão de estar presente no dia 25 de novembro na Madeira para assinalar os 5 milhões de passageiros.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas