MADEIRA Meteorologia

"Países lusófonos têm que caminhar juntos"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Junho 2023
18:42

O Funchal recebe entre hoje e sábado o segundo Fórum Económico Internacional, numa organização do Instituto do Mundo Lusófono, em colaboração com a Assembleia Legislativa da Madeira e a Câmara Municipal do Funchal.

A iniciativa divide-se entre a Assembleia Regional e o Teatro Baltazar Dias, sendo ainda marcada pela apresentação do livro 'O Devir da Lusofonia', da autoria de Isabelle de Oliveira, a grande impulsionadora do evento.
Além de mais, integra ainda uma homenagem a Francisco Simões, na sexta feira na ALRAM, onde, de resto, decorre em simultâneo uma exposição do escultor, denominada 'Liaisons'.
Do programa, no final de tarde desta quinta-feira, no Salão Nobre da ALRAM, decorre uma sessão de abertura, a cargo de José Manuel Rodrigues, seguindo-se a apresentação da obra literária e um debate, tendo como moderador Miguel Silva, o diretor do JM Madeira, juntando oradores como João Pestana Dias, David Mendes Pinto, Luvualu de Carvalho, Tito Ada, José Arantes, Sílvio Fernandes e Francisco Simões.
No arranque dos trabalhos, perante uma vasta plateia das mais diversas entidades, entre as quais Pedro Calado, o autarca da cidade anfitriã, o presidente da Assembleia Regional expressou que foi na Madeira que se iniciou a globalização e "posso afirmar que por estes dias a Madeira é a capital do mundo Lusófono".
José Manuel Rodrigues disse ainda que o desafio é os países de língua oficial portuguesa é "caminharmos para uma única politica comum e económica" exaltando ser necessária, também, uma política comum em matéria de migração".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas