A obra para o futuro Centro de Inovação e Competências Digitais (C.I.C.D.), a ser construído na ‘Casa Verde’ junto à Escola Secundária Francisco Franco, será lançada nos próximos meses e terá um prazo de execução de 12 meses, o que significa que ficará concluída em 2025. Trata-se de um investimento na ordem dos 1,9 milhões de euros, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.
Esta manhã, o presidente do Governo Regional, acompanhado pelos secretários reginais de Finanças e de Educação, visitou o local, onde foi apresentado o projeto que se destina, essencialmente, às ações de formação e à aquisição de conhecimentos e de desenvolvimento nas novas competências digitais e novas tecnologias dos trabalhadores da administração pública e que sejam disponibilizadas para a Administração Pública regional.
“Insere-se nos grandes objetivos do PRR, que é a digitalização da nossa economia e será um centro de formação de grande importância”, sublinhou Miguel Albuquerque, adiantando que na base, será construído um auditório com capacidade para 80 pessoas que será gerido pela Escola Francisco Franco. O primeiro e o segundo pisos serão áreas de formação e o último andar será uma área vocacionada para o desenvolvimento na formação em Inteligência Artificial.
“Um dos grandes objetivos é iniciarmos também, no quadro do ensino aos professores para as salas do futuro, bem como numa das áreas fundamentais na área da medicina, a formação na área da Inteligência Artificial”, acrescentou o governante.
Na área da Educação, em que o governo quer ter na Região “o melhor ensino em Portugal”, Miguel Albuquerque reconheceu o esforço que os professores têm feito para aprenderem mais na área da robótica e conteúdos tecnológicos”, considerando ainda que os docentes “têm tido um papel decisivo na reconversão da nossa economia, e, sobretudo, na possibilidade do nosso ensino estar direcionado para as indústrias do futuro”.