MADEIRA Meteorologia

Mais de 700 docentes em abaixo-assinado pedem maior justiça aos colegas do privado

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
16 Julho 2025
17:39

Os professores do setor privado na Região lançaram um abaixo-assinado que já conta com mais de 700 assinaturas, exigindo condições de trabalho mais justas e equiparadas às da rede pública. A iniciativa, coordenada pelo Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), pretende dar voz às preocupações de centenas de docentes que, apesar de desempenharem as mesmas funções que os colegas do público, continuam a ser penalizados em vários aspetos da sua carreira. Hoje à tarde, o coordenador do SPM e um grupo de docentes do setor privado foram ao parlamento madeirense entregar o abaixo-assinado.

Francisco Oliveira explicou que o problema não é novo, mas se agravou nos últimos anos com o aumento do custo de vida na Região. “Estes professores cumprem as mesmas responsabilidades que os do setor público, mas têm salários mais baixos, atingem o topo da carreira mais tarde e não têm qualquer compensação pelo custo de vida mais elevado na Madeira,” sublinhou o dirigente sindical.

Além das disparidades salariais, que podem chegar a 10% abaixo dos valores pagos no público, os docentes do privado queixam-se de horários sobrecarregados, tarefas adicionais sem redução de carga letiva e a ausência de contagem integral do tempo de serviço, sobretudo entre 2015 e 2020. Francisco Oliveira alertou ainda para outro entrave: “Quando mudam de escola do privado para o público, muitos professores veem-se obrigados a recomeçar do zero, sem reconhecimento do tempo já trabalhado. É um sistema profundamente injusto.”

O SPM considera que a solução passa por uma ação articulada entre a Assembleia Legislativa Regional e o Governo Regional, exigindo fiscalização sobre o uso do financiamento público, que cobre cerca de 80% das despesas das escolas privadas, e compensações justas para mitigar a inflação.

Francisco Oliveira salientou que são de 650 professores do privado lecionam na Madeira, abrangendo mais de 8.500 alunos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas