A região segundo os dados do INE, em nota divulgada pela secretaria regional de inclusão, trabalho e juventudes, alcançou “um novo máximo histórico de população empregada: 132,5 mil pessoas, um acréscimo de 4,8% face ao mesmo trimestre de 2024 (+6,1 mil) e de 2,1% face ao trimestre anterior (+2,7 mil). Em paralelo, a população ativa também atingiu um máximo da série, estimada em 140,0 mil pessoas ( +2,7% em cadeia; +4,5% em termos homólogos), evidenciando a capacidade da economia regional para integrar mais pessoas no mercado de trabalho”.
A secretária, Paula Margarido, com estes dados aponta que este novo recorde de população em pregada “reflete o dinamismo da economia. Cada pessoa que integra o mercado de trabalho representa não apenas o sucesso individual, mas o fortalecimento coletivo do tecido social e empresarial da Região”. A governante apontou ainda que estes valores são resultado também do investimento feito na formação, explicando que faz potenciar “a autoconfiança, reacender a motivação e abrir portas a empregos mais estáveis e qualificados”
Em complemento aos dados trimestrais do Inquérito ao Emprego, as estatísticas administrativas de desemprego registado mostram que, em setembro de 2025, a Madeira apresentou a maior redução homóloga do país (-18,5%), contabilizando 5 467 desempregados inscritos.