O Funchal e a Universidade da Madeira, localizada no Colégio dos Jesuítas, vão acolher nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025 a 6.ª edição do ‘Digital Health Summit’, um evento dedicado à inovação em Saúde.
A iniciativa é promovida pela PremiValor Consulting em parceria com o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e da Secretaria Regional da Economia, e integra o programa H-INNOVA: Health Innovation Hub.
O encontro pretende reunir especialistas de referência para debater soluções práticas e disruptivas que respondam aos desafios atuais do setor da Saúde. O ‘H-INNOVA’ funciona como um acelerador de inovação, contando com parceiros estratégicos como a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores, a Vodafone, a Startup Madeira, o Hospital do Divino Espírito Santo e o Centro de Oncologia dos Açores. Durante o evento, startups do ecossistema ‘H-INNOVA’ vão apresentar projetos inovadores, enquanto hospitais de referência a nível nacional também partilharão experiências e soluções na área da Saúde.
Está ainda prevista uma Pitch Ceremony dedicada a startups, estudantes e investigadores, com a atribuição de prémios no valor total de 32.500 euros aos projetos vencedores. Complementarmente, será realizada uma masterclass na Universidade da Madeira para startups, abordando temas essenciais como a realização de pitches eficazes, elaboração de planos financeiros e avaliação de startups para entrada de investidores ou financiamento.
O objetivo do ‘Digital Health Summit’ passa por capacitar empreendedores, promover a ligação entre inovação, investimento e desenvolvimento de soluções disruptivas, fortalecer o ecossistema tecnológico da Madeira, atrair talento e consolidar a posição da região como um “hub” de referência em inovação, tecnologia e dados na Saúde.
Telmo Vieira, managing partner da PremiValor Consulting e coordenador do H-INNOVA, sublinha o entusiasmo com a participação de 46 países na 6º edição da Call for Projects e destaca a oportunidade de reunir autoridades de saúde, hospitais, universidades, centros de investigação, empresas, académicos e especialistas para discutir soluções para os desafios mais urgentes do setor.