O Grupo Parlamentar do JPP enalteceu hoje a importância da construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira para o futuro do Serviço de Saúde da Região (SESARM). O partido espera que esta nova e moderna unidade hospitalar seja sinónimo de melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população e ofereça serviços de vanguarda.
Durante uma visita às obras do novo hospital, em Santa Rita, os parlamentares foram inteirados da “dimensão e complexidade” deste projecto, uma das maiores obras públicas em curso no país e a maior do seu género.
“Não há nenhuma dúvida sobre a importância vital deste novo Hospital Central e Universitário da Madeira”, afirmou o deputado Basílio Santos. “Este investimento é crucial, urgente e necessário, porque o Hospital Dr. Nélio Mendonça tem mais de 52 anos e o dos Marmeleiros 95 anos, são unidades antigas e estranguladas, que já não permitem qualquer evolução”.
Basílio Santos recorda, no entanto, que a “maior resistência” à construção de um novo hospital “veio sempre do interior do PSD, que durante anos contrariou todos os partidos da oposição e apresentou como alternativa ampliar o Hospital Dr. Nélio Mendonça, e, portanto, os factos fazem parte da história”.
O JPP afirma-se consciente de que “a eficiência do Serviço de Saúde da Região, o acesso a novos serviços e a melhoria dos cuidados prestados, vão muito para além de um edifício moderno, é preciso refundar o modelo de gestão, despolitizá-lo, porque temos o mais importante: a competência de todos os profissionais de saúde”.
O deputado refere ainda que faltam quatro anos para que o novo Hospital Central e Universitário da Madeira entre em funcionamento, pelo que, sublinha, “continuamos no presente com milhares de madeirenses com meses e anos de espera por uma cirurgia, exame ou consulta, e quem está doente e em sofrimento precisa de respostas no imediato”.