MADEIRA Meteorologia

JPP diz receber queixas de mães-enfermeiras que se dizem prejudicadas pelo SESARAM

Data de publicação
03 Abril 2025
12:45

A presidente do JPP afirmou esta manhã, numa iniciativa junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, que há enfermeiras que “estavam a usufruir de um direito laboral previamente autorizado pelos serviços”, mas, pouco tempo depois, viram essa autorização anulada e estarão a ser “forçadas” a voltar ao trabalho.

Em causa, profissionais que, de acordo com o comunicado do JPP, foram mães há pouco tempo.

“É uma violação inadmissível de uma entidade pública da saúde que, por isso mesmo, deveria ter outra postura”, referiu Lina Pereira à comunicação social.

“São mães que, pelas funções que exercem nos serviços onde trabalham e pelos riscos associados a essas mesmas funções, têm direito a uma licença especial, tal como acontece com a licença de maternidade, para salvaguarda da própria segurança das profissionais de saúde e, por consequência, dos seus bebés e da própria família”, observou.

“Violam os direitos consagrados e estão a brincar com a vida das pessoas”, frisou ademais Lina Pereira, alertando para algumas contradições. De acordo com as informações recolhidas pelo JPP, “os serviços reconhecem e assumem a existência dos tais riscos associados para estas mães e mesmo assim resolvem chamá-las para desempenharem outras funções noutros serviços”.

“Quem tem bebés sabe perfeitamente a dificuldade em conseguir vagas numa creche fora do período dito ‘normal’ e sem ter feito inscrição prévia. Como é óbvio, estas mães tinham uma licença aprovada e, portanto, não inscreveram os seus bebés na creche e organizaram as suas vidas de acordo com a disponibilidade concedida por lei e pelos serviços”, continuou a mesma voz.

A dirigente partidária lamenta a situação, aclarando que “é imperioso alcançarmos recordes também no plano dos direitos e evoluirmos para uma sociedade aberta, próspera e tolerante.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas