MADEIRA Meteorologia

Golfe: Secretaria reconhece lapso na resposta ao JPP e nega ocultação de informação

Data de publicação
27 Janeiro 2026
16:18

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI) reconheceu hoje, em comunicado enviado ao JM, um “lapso relativo ao prazo de resposta ao pedido de documentação referente aos contratos dos campos de Golfe, formulado em novembro de 2025 pelo JPP”.

De acordo com a fonte, tratou-se de “um lapso administrativo” que “será ultrapassado com a maior brevidade possível”.

No ponto seguinte, a SREI afirma que “é falso” que pretenda ocultar deliberadamente qualquer informação, adiantando que “os elementos solicitados estão em fase de compilação e serão enviados à Assembleia Regional a breve trecho, garantindo que a informação facultada seja completa, rigorosa e transparente”.

“Não houve, em momento algum, qualquer intenção de esconder informação à Assembleia Regional ou à população. Rejeitamos, assim, categoricamente, qualquer acusação de “ato deliberado para esconder” ou falta de cooperação com os partidos da oposição”, sublinha a secretaria dirigida por Pedro Rodrigues.

Sublinhando um “compromisso inabalável com a transparência e o escrutínio público”, a SREI adianta que está “a desenvolver mecanismos de controlo interno para que lapsos destes não voltem a ocorrer”.

Num outro ponto, a Secretaira considera que “tentativas de transformar um atraso administrativo em acusações de “autoritarismo” ou “encobrimento” e de suspeições infundadas sobre “negociatas” ou condutas “autocráticas” não correspondem à realidade e refletem uma estratégia de instrumentalização política, que não impede esta Secretaria de continuar a trabalhar com rigor e total transparência pelo interesse público”.

“O investimento em infraestruturas, incluindo os campos de Golfe, visa o desenvolvimento económico da Região, a criação de oportunidades e a valorização dos recursos da RAM. Todos os valores investidos são públicos e escrutináveis. A prioridade do Governo Regional continua a ser a gestão rigorosa dos dinheiros públicos em benefício de todos os madeirenses e porto-santenses”, salienta a fonte.

A concluir, a “SREI considera que a transparência consiste, igualmente, em apresentar publicamente as conclusões resultantes das informações às quais o JPP teve acesso, na sequência de pedidos anteriormente realizados pelo mesmo e os quais foram devidamente respondidos por esta Secretaria”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas