Após a reunião de do executivo da Câmara do Funchal, Rui Caetano, vereador do PS, destacou “o protesto relacionado com o documento ‘upgrade’ do turismo, que foi entregue pelo secretário regional de turismo, Eduardo Jesus, no dia 9 de janeiro ao presidente da Câmara”.
“O documento redefinia o turismo na cidade do Funchal e traria informações inclusivas relacionadas com as freguesias, situações e problemas relacionados com a questão de sobrecarga do turismo”, explicou.
Rui Caetano acusa o documento de conter informação falsa. “É falsa. Vamos analisar o documento que foi entregue à Câmara, e é um powerpoint cheio de generalidades, de boas intenções, mas, do ponto de vista concreto, não existe nada que leve à resolução dos problemas”, frisou.
“Não aceitamos que venham enganar os funchalenses desta forma e é preciso encontrar uma estratégia comum para resolver os grandes problemas que afetam a cidade do Funchal”, afirmou.
Rui Caetano abordou também a questão do alojamento local, referindo que o partido aprovou a prorrogação da suspensão. “Agora, não nos podemos esquecer que esta consequência tem a ver com a inércia, a incapacidade e a incompetência do Executivo PSD/CDS. Miguel Silva Gouveia e os vereadores do PS, em 2023 apresentaram várias propostas para que houvesse uma maior contenção, fiscalização e a definição do novo regulamento do alojamento local”, explicou, acrescentando que, tanto em 2023 como em 2025 as propostas foram chumbadas.
”Depois aconteceu aquilo que nós sabemos, o problema com o alojamento local, a grande sobrecarga, a invasão dos prédios de habitação, um descontrole total”. “O PSD/CDS, vai tentar resolver o problema, mais uma vez, que já podia ter sido planeado, pensado”, concluiu.