É caso para dizer que hoje é dia de vingança. Quinta-feira dos Compadres, as comadres vão sair à rua e prometem muita animação, folia, alegria e gargalhadas. A sátira aos homens será protagonizada pela Associação Cultural Lírios do Norte, que percorrerá as principais ruas da cidade de Santana, entoando quadras escarninhas tendo como alvo, precisamente, os compadres. As comadres saem da Casa da Cultura de Santana às 19h00 e às 19h30 cantam junto ao edifício da Câmara Municipal.
Inês Fernandes, da organização, confessou, em declarações à 88.8 JM FM, que o “compadre já está preparado”, assim como as letras e a música já estão na ponta da língua. A organização garante que “as quadras não são ofensivas, mas são um bocadinho picantes”.
À JM FM, Inês levantou um pouco a ponta do véu, em jeito de convite à população de Santana, e não só, a participar neste evento tradicional. “O compadre está doente, já não pode trabalhar. A família não o quer, também nem o sustentar”.
Depois da concentração nos Paços do Concelho, as comadres andarão pela freguesia sempre em clima de festa. Além da folia e da comédia, haverá ainda um espetáculo de fogo de artifício.