Presidente do Tribunal Judicial da Comarca da Madeira está de saída. Será substituído no cargo, no próximo dia 4 de março, por Teresa Sousa, mas sai com sensação de dever cumprido, pois considera que deixa uma boa base para o seu sucessor.
Filipe Duarte Freitas Câmara é natural da Madeira, tem 53 anos, é juiz há mais de 25 anos e exerceu funções em diversos tribunais. Nos últimos anos, esteve no Juízo Central Criminal do Funchal, onde são julgados os crimes mais graves ocorridos na Região. É juiz desembargador, foi eleito a 23 de junho de 2020 presidente do Tribunal Judicial da Comarca da Madeira, onde iniciou funções a 2 de setembro desse ano, tendo substituído no cargo Paulo Barreto. Agora, está de saída. Será substituído já no próximo dia 4 de março por Teresa Sousa.
Apesar de reservado, e de guardar para si os aspetos pessoais e a vida privada, Filipe Câmara é um homem de trato fácil, e, nesta reta final do seu ‘mandato’, partilhou com o JM o estado da Justiça na Região Autónoma da Madeira.
Leia a entrevista na edição impressa de hoje do JM, ou ouça na 88.8 JM FM depois do Jornal da Região das 13h00.