MADEIRA Meteorologia

"É essencial envolver cidadãos na vida política"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Abril 2023
11:52

Na continuidade dos trabalhos no plenário madeirense, segue-se a apreciação na generalidade do projeto de resolução, da autoria do deputado José Manuel Rodrigues, intitulado ‘Canal Parlamento Madeira’ e, por via disso, o presidente da Mesa ocupou um lugar na bancada parlamentar, com José Prada na liderança dos trabalhos.

José Manuel Rodrigues, no preâmbulo do diploma, lembrou essa necessidade de se proceder "a uma reforma do sistema político", isto num plano global, detetando uma "erosão da democracia" em diversos quadrantes que, de facto, "há alguns casos de práticas desatualizadas".

E uma das formas de contrariar esta tendência será "melhorar a comunicação com os cidadãos" e esta proposta de criação de um canal próprio visa "a aproximação aos cidadãos", sendo de resto "essencial a sua envolvência na vida pública".

O canal, que será articulado com o da Assembleia da República perspetiva "a transmissão televisiva da atualidade mas também de programas sobre o regime autonómico" projetando um "maior conhecimento e proximidade dos cidadãos à sociedade", considerando que "a autonomia só será plena no dia em que os madeirenses se sentirem identificados" não tendo úvidas de que o proposto canal será um importante contributo.

Financeiramente, José Manuel Rodrigues diz que a alteração dos sistemas de câmara de som estava já prevista bem como que o pessoal afeto ao projeto já pertence à ALRAM, não deslumbrando acréscimos financeiros. Ademais, José Manuel Rodrigues partilhou que foi já concretizada uma candidatura ao abrigo do PRR no valor de 500 mil euros, precisamente para aquisição e equipamentos, isto num âmbito generalizado de toda a reabilitação informática que Rui Caetano (PS) havia criticado esta "obsoleta".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas