O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe, de 21 a 23 de novembro de 2025, a 10.ª edição do Festival Internacional de Bandolins da Madeira. O evento, que celebra uma década de atividade, volta a reunir músicos de renome internacional e formações regionais em torno de um instrumento com raízes profundas na tradição musical madeirense.
Organizado pela Associação de Bandolins da Madeira (ABM-Madeira), o festival afirma-se, segundo a organização, como “uma plataforma de encontro entre tradição e inovação, promovendo a valorização da música instrumental e do património musical da Região Autónoma da Madeira”.
Como já noticiado, o programa abre a 19 de novembro, às 11h00, no Salão Nobre do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, com a apresentação da ‘Antologia de Música na Madeira’ – Bandolim.
Segue-se, a 21 de novembro, o concerto de abertura, às 20h00, com o israelita Jacob Reuven acompanhado pelo Funchal Baroque Ensemble.
No dia 22, às 16h00, decorre o 40.º Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira, com a participação da Orquestra Bandolinística Ribeira-Bravense, Tunacedros da CP de São Roque do Faial, Eleutherius Chorus, A chordis Ensemble, Orquestra de Bandolins da Madeira e o Quarteto Elaaah (Portugal/Madeira). Às 20h00, sobe ao palco o Hamilton de Holanda Trio, do Brasil.
O encontro regional continua a 23 de novembro, às 16h00, com a Tuna de Câmara de Machico, Tuna de Bandolins do Conservatório, Orquestra de Bandolins da CP da Camacha, Tuna Amadis da CP de Gaula e a Orquestra de Bandolins e Guitarras do Conservatório. O festival encerra às 20h00 com o solista francês Vincent Beer-Demander.
Os bilhetes têm o preço de 15 euros e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias e na Ticketline (link aqui).
O Festival Internacional de Bandolins da Madeira é organizado pela Associação de Bandolins da Madeira (ABM-Madeira), estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, Direção-Geral das Artes, Governo da Madeira, Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e Secretaria Regional de Educação, com os apoios da Câmara Municipal do Funchal e do Teatro Municipal Baltazar Dias.