MADEIRA Meteorologia

Câmara do Funchal vai investir 2 milhões de euros na requalificação da Escola de Santo Amaro

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
10 Novembro 2025
11:39

A vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Helena Leal, reforçou, hoje, o compromisso do município com uma escola “mais inclusiva, humanizada, participativa” e centrada no desenvolvimento integral das crianças e jovens.

A autarca com o pelouro da Educação e Juventude, discursava durante a sessão de abertura do II Encontro Regional de Administração Educacional, que decorre hoje e amanhã, no auditório do Colégio dos Jesuítas, evento organizado pela Associação Regional de Administração Educacional, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal e a Universidade da Madeira.

Inspirada pela pergunta que deu mote ao encontro - “E se a escola fosse diferente?” -, Helena Leal sublinhou que o Município tem procurado ir além dessa reflexão, incentivando também todos os munícipes, especialmente os mais jovens, a questionarem: “E se a comunidade em que vivo fosse diferente?” ou “E se a minha cidade fosse diferente?”. “Não há escola diferente sem uma comunidade que participa, que escuta e que se envolve”, afirmou a vereadora, destacando a importância do envolvimento de todos.

Helena Leal lembrou que o Funchal é reconhecido pela UNICEF como Cidade Amiga das Crianças, distinção que considera resultado de um trabalho em rede e profundamente colaborativo, no qual as escolas desempenham um papel essencial. No âmbito da Estratégia Local para os Direitos da Criança, o Município estabelece objetivos claros para garantir que todas as crianças cresçam num ambiente saudável, feliz e com oportunidades reais. Esta estratégia contou com a participação das crianças das escolas do concelho.

Enquanto Cidade Educadora, Helena Leal referiu que o Funchal encara a educação como um processo que ultrapassa os muros da escola, envolvendo diferentes agentes e áreas de intervenção. “A escola deve ser mais do que transmissora de conhecimento, deve transmitir valores, ideais e experiências que formem cidadãos conscientes, críticos, participativos e solidários”, salientou, ressalvando que “é muito importante que se respeitem todos, mas que se respeitem mais os professores, porque os pais, ao respeitarem os professores, estão também a respeitar os filhos, garantindo um desenvolvimento harmonioso e saudável”.

Durante a intervenção, a autarca anunciou novos investimentos municipais, entre os quais a requalificação da Escola de Santo Amaro, na freguesia de Santo António, uma obra de grande dimensão, a iniciar brevemente, no valor de 2 milhões de euros, além da aquisição de novos equipamentos informáticos para o 1.º ciclo.

Apontou também a criação das Bolsas de Mérito e de Valor, que reconhecem o desempenho académico e os princípios éticos e cívicos dos alunos, bem como a descentralização de competências para as Juntas de Freguesia, permitindo uma gestão mais próxima e eficaz das necessidades do quotidiano escolar.

A vereadora sublinhou ainda o papel da educação para além da sala de aula, referindo o Projeto Educativo Municipal, que integra 100 ações de educação não formal ao longo do ano, em diversas áreas. “Se quisermos uma escola diferente, temos de construir uma cidade que educa”, afirmou Helena Leal, reforçando que “todo o investimento feito nas escolas, nas famílias e na comunidade tem como objetivo criar igualdade de oportunidades e garantir o futuro das crianças e jovens do Funchal”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas