A Câmara Municipal do Funchal vai aprovar hoje um apoio extraordinário ao pagamento de rendas para os 197 concessionários do município, na mesma proporção das perdas de faturação dos comerciantes entre julho e dezembro de 2020.
Esta medida representará um investimento que pode ascender aos 1,3 milhões de euros por parte da autarquia funchalense.
Em declarações ao Diário de Notícias da Madeira, o presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, esclareceu que um concessionário que tenha perdido 50% da faturação receberá um poio no valor de 50% das rendas desse período, enquanto que os concessionários que tenham estado fechados terão direito a 100% do valor da renda.
No entanto, segundo o autarca, o apoio nunca será inferior a 438,91 euros, o valor do Indexante de Apoios Sociais, o que permitirá proteger os pequenos negócios de cariz familiar e os vendedores de produtos hortofrutícolas e da praça do peixe.
Miguel Silva Gouveia considera que esta foi uma fórmula que permite "responder de forma justa e equitativa à redução do volume de negócios dos concessionários, apoiando mais quem apresenta maiores perdas de faturação".