MADEIRA Meteorologia

CMF recolheu quase três toneladas de pilhas entre 2023 e até à data

Data de publicação
09 Setembro 2024
12:38

No dia em que se assinala o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, a Câmara Municipal do Funchal informou que foram recohlidas perto de três toneladas deste tipo de dispositivos, nomeadamente através dos 70 pontos de recolha de pilhas usadas (Pilheiras), desde onde são depois reencaminhadas para um correto destino final.

“Em 2023, o Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal recolheu uma tonelada e meia de pilhas e, em 2024, até à presente data, já recolheu cerca de uma tonelada e trezentos quilos”, lê-se em nota de imprensa.

A Autarquia lembra ainda que “as 41 Eco-Escolas do concelho do Funchal são também promotoras da boa recolha de pilhas estando abrangidas pelo Projeto ‘Geração Depositrão’, fruto de uma parceria entre a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação - ABAAE”.

“Neste Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, o Município do Funchal pretende alertar e sensibilizar todos os munícipes para a importância das suas atitudes e comportamentos para um ambiente melhor e mais sustentável para o Funchal, para a Região, para o nosso planeta”, sublinha o comunicado.

  • CMF recolheu quase três toneladas de pilhas entre 2023 e até à data

Citando dados do Parlamento Europeu, o Município recorda que “em 2020, cerca de metade (47%) das pilhas e acumuladores portáteis vendidos n a UE foram recolhidos para reciclagem. Existem processos específicos de reciclagem para cada tipo de pilha, devido aos diferentes metais e compostos utilizados no seu fabrico.”

“Saliente-se que este é um valor baixo e preocupante pois significa que mais de metade destes resíduos perigosos que contêm substâncias potencialmente cancerígenas e mutagénicas, são descartados no lixo comum, tornando-se um foco de poluição do solo, ar e água, acumulando-se nas cadeias alimentares até se tornarem tóxicos para os seres vivos”, razão pela qual é importante que os cidadãos participem na defesa de um melhor e mais sustentável ambiente, repensando, neste caso, sempre a necessidade de aquisição de produtos que sejam ativados por pilhas. Se possível, optar por soluções alternativas (carregamento direto ou mecânico).”

Caso tal não seja possível, por exemplo, o comando da televisão, o do ar condicionado ou de um relógio, devese optar por pilhas recarregáveis. São mais duradoras e, consequentemente, reduz-se este tipo de resíduo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas