O deputado do CHEGA, Francisco Gomes, criticou o PSD e o CDS pelo chumbo da proposta que previa indemnizar, já em 2026, os lesados do BANIF. Para o parlamentar, esta rejeição impede que milhares de portugueses recuperem “as poupanças de toda uma vida” perdidas com a resolução do banco em 2015.
O deputado classifica a atitude dos sociais-democratas e centristas de “uma vergonha política”.
“É indigno! O PSD e o CDS passam a vida a dizer que querem resolver o problema dos lesados, mas quando o CHEGA apresenta uma solução real, votam contra. Isto não é política! É hipocrisia!”, afirma Francisco Gomes.
O CHEGA recorda que reuniu, em julho, com a Associação dos Lesados do BANIF, ouviu testemunhos de famílias arruinadas após a venda do banco ao Santander, operação que deixou pequenos investidores sem qualquer tipo de indemnização.
O deputado acusa ainda o governo de perpetuar um “limbo injusto” ao não apresentar soluções para um problema que “ele próprio ajudou a criar”.
Francisco Gomes garante que o partido continuará a pressionar o Estado até que exista reparação financeira, defendendo que os portugueses “merecem verdade, coragem e justiça, não votos contrários quando surge finalmente uma solução”.