MADEIRA Meteorologia

CHEGA critica PSD e CDS após chumbo de proposta para indemnizar lesados do BANIF já em 2026

Data de publicação
07 Dezembro 2025
10:04

O deputado do CHEGA, Francisco Gomes, criticou o PSD e o CDS pelo chumbo da proposta que previa indemnizar, já em 2026, os lesados do BANIF. Para o parlamentar, esta rejeição impede que milhares de portugueses recuperem “as poupanças de toda uma vida” perdidas com a resolução do banco em 2015.

O deputado classifica a atitude dos sociais-democratas e centristas de “uma vergonha política”.

“É indigno! O PSD e o CDS passam a vida a dizer que querem resolver o problema dos lesados, mas quando o CHEGA apresenta uma solução real, votam contra. Isto não é política! É hipocrisia!”, afirma Francisco Gomes.

O CHEGA recorda que reuniu, em julho, com a Associação dos Lesados do BANIF, ouviu testemunhos de famílias arruinadas após a venda do banco ao Santander, operação que deixou pequenos investidores sem qualquer tipo de indemnização.

O deputado acusa ainda o governo de perpetuar um “limbo injusto” ao não apresentar soluções para um problema que “ele próprio ajudou a criar”.

Francisco Gomes garante que o partido continuará a pressionar o Estado até que exista reparação financeira, defendendo que os portugueses “merecem verdade, coragem e justiça, não votos contrários quando surge finalmente uma solução”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas