MADEIRA Meteorologia

CDU apela ao direito à reforma e a uma pensão digna

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
09 Maio 2025
15:26

A candidatura da CDU às eleições para a Assembleia da República organizou nesta sexta-feira, no Espaço CDU, uma iniciativa da campanha sobre a necessidade de ser garantida a proteção da Segurança Social Pública e a defesa das reivindicações de milhares de pensionistas e reformados, pelo direito à reforma e a uma pensão digna.

Na ocasião, a cabeça de lista, Herlanda Amado, afirmou que “a segurança social é um direito de todos os portugueses que está consagrado na Constituição da República Portuguesa”.

A política de privatização da Segurança Social, aos olhos da CDU, “tem sido desencadeada pelo PSD-CDS e pelo PS, e aos poucos vão tentando privatizar um bem que é de todos”. “A criação de tetos contributivos, a redução de contribuições sociais pela redução da TSU (Taxa Social Única), as crescentes tentativas de indexação das pensões a fatores demográficos e económicos e os novos e recorrentes, cortes nas pensões ou nas prestações sociais, fazem com que a CDU apresenta soluções para contrariar esta tentativa de desfalcar a Segurança Social Pública repondo direitos confiscados, garantir a sustentabilidade da Segurança Social através da criação de um sistema financeiro sólido, melhorando a qualidade do serviço público prestado a todos os portugueses”, acusou a candidata.

No final destas declarações, Herlanda Amado assumiu o compromisso de que “a CDU na Assembleia da República continuará a apresentar propostas para que sejam aumentadas as receitas da segurança social, alargando a proteção aos trabalhadores e a todos os pensionistas e reformados”.

Entre as medidas destacam-se a reposição da idade legal da reforma aos 65 anos; a reforma abaixo dos 65 anos por parte dos trabalhadores de profissões de desgaste rápido e a necessidade de serem enquadradas outras profissões que se justifiquem; garantir o acesso à reforma por velhice sem qualquer penalização e independentemente da idade da reforma para trabalhadores com carreira contributiva de 40 anos e mais.

“Estas são apenas algumas das propostas que consubstanciaremos na Assembleia da república, porque é necessário garantir a sustentabilidade da Segurança Social Pública e a proteção de milhares de pensionistas e reformados que contribuíram para o crescimento do nosso País”, remata a candidatura.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas