A Casa do Povo de São Roque do Faial assinala já 35 anos de história. Desde que foi criada, a 23 de fevreiro de 1991, o principal objetivo sempre foi de desenvolver as populações a nível desportivo e sociocultural.
Esta instituição tem atualmente 182 sócios. Possui cinco grupos culturais, nomeadamente: Grupo Coral, Tunacedros, Grupo Recreativo, Orquestra de Bandolins e Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”.
No ano de 2008 a Casa do Povo editou a sua primeira obra literária ‘Guardar Memórias e Abrir Horizontes... As Tradições e Costumes de São Roque do Faial’. Trata-se de um livro que retrata a história da freguesia de São Roque do Faial com maior incidência na segunda metade do século XX. Em 2019 surge mais um livro: ‘Melodias em São Roque do Faial TUNACEDROS’, que pretende perpetuar a história do referido grupo. O Regresso dos que nunca partiram – Memórias e Histórias da Emigração de São Roque do Faial, é o título do último livro editado, em 2021.
Em 2009 emerge a Revista: ‘Por Terras Tabaqueiras’, mais uma edição da instituição. Trata-se de uma revista de cariz cultural que, para além de outros temas, pretende registar e divulgar as atividades da Casa do Povo ao longo dos anos.
A 16 de maio de 2008 foi aberto o Centro de Convívio para idosos na sede da nossa Casa do Povo.
Em março de 2012 com o objetivo de divulgar os nossos produtos e a nossa terra, surge a Confraria da Truta e da Sidra com o lema: ‘Pela Truta, pela Sidra, pela Madeira e pela Amizade’.
Ao longo do ano muitos são os eventos organizados pela Casa do Povo que vai desde o Dia do Doente passando pelo Dia do Pai, do Bom Pastor, da Mãe, do Emigrante, do Idoso, de São Martinho, do Pão-por-Deus, da Criança...
A Casa do Povo oferece, também, ao longo do ano, um leque de cursos de formação para a população em geral.
Para além das inúmeras atividades , participa em muitas outras para as quais é convidada dentro e fora do concelho. Destaca-se a Festa dos Compadres, os Encontros Regionais de Tunas e de Grupos Corais, Arraial das Casas do Povo, Exposições Regionais da Anona e do Limão, entre outras.
Atualmente, o evento com maior destaque é a Mostra Regional da Truta / Rota da Sidra, onde são promovidos os produtos típicos da freguesia, a truta e a sidra, alavancando assim a economia local e regional.
Quinzenalmente, em parceria com a farmácia do Faial, desloca-se uma farmacêutica às entalações da Casa do Povo para aviar receitas ou prestar serviços farmacêuticos à população da freguesia.
Em parceria com a Junta de Freguesia local, decorre semanalmente, na sede da Casa do Povo, em horário pós laboral, aulas de Fitness proporcionando, assim, aos residentes da freguesia mais uma oportunidade de praticarem exercício físico.
“Para que tudo isto seja uma realidade contamos com o apoio, da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas (Contrato-programa de funcionamento e contrato-programa eventos) Instituto de Segurança Social da Madeira (acordo cooperação – Centro de Convívio), Câmara Municipal de Santana (Contrato-programa) e Junta de Freguesia de São Roque do Faial”, realça o presidente da Junta.
Um dos principais motivos pela grande dinamização desta instituição “é o facto de as pessoas aderirem às diferentes atividades que organizamos ao longo do ano”. “Esse é um sinal de que, vale a pena continuar a trabalhar e que todo o esforço realizado ao longo destes anos não tem sido em vão. O voluntariado é a alma desta Casa do Povo, contamos com mais de cem voluntários todas as semanas para manter a dinâmica crescente desta instituição”, remata Heliodório Dora.